Nos dias 25, 26 e 27 de maio A Ceasa/PR (Centrais de Abastecimento do Paraná S/A) realizará mais uma licitação de áreas para boxes em sua unidade em Londrina. Serão 31 lotes para 57 boxes, distribuídos entre os pavilhões A, B, C/D, F e de Atípicos. De acordo com o gerente da Ceasa da Regional Norte, Paulo César Venturin, o preço do lote de 32 metros quadrados sai por 22,4 mil reais no lance inicial do leilão, e há lotes maiores.

A Ceasa Paraná realiza nos dias 25, 26 e 27 de maio, mais uma licitação de áreas para boxes em sua unidade em Londrina.
A Ceasa Paraná realiza nos dias 25, 26 e 27 de maio, mais uma licitação de áreas para boxes em sua unidade em Londrina. | Foto: Divulgação/Ceasa

Venturim ressaltou que o potencial para quem investir em um box na Ceasa de Londrina é grande, porque a cidade possui um cinturão verde que possui muitos produtores para comercializar por aqui. “A região de Londrina tem bastante produtores e é mais competitiva comparada a outras Ceasas da região.” Ele ressalva que o preço depende da questão da oferta e procura. “Se dá uma estiagem muito grande, a folhagem não consegue se desenvolver. Nesse caso cabe ao permissionário buscar fora de nosso Estado a mercadoria, o que pode gerar a diminuição da oferta em grande escala, mas sempre tem o produto, mesmo que seja em menor escala.” Ele explicou que essa busca fora do Estado depende da sazonalidade dele. “Os permissionários buscam produtos no Nordeste, na Ceagesp, de São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Sempre depende do produto e da época”, expôs.

No entanto, ele garante que na época da produção forte, a Ceasa Londrina possui um preço bem competitivo. “A Ceasa Londrina atende quase todos os municípios da Região Metropolitana de Londrina e, além disso, atende compradores da região Noroeste e Oeste do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Sul de Mato Grosso, de algumas regiões de São Paulo, o Norte Velho do Paraná. A gente abastece muito o pessoal de Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel. No Estado de São Paulo atendemos cidades como Marília e Presidente Prudente”, ressaltou. Ele reforçou que o local possui acesso fácil, perto do Contorno de Ibiporã, e está estabelecido em ponto estratégico da Região Metropolitana de Londrina, que permite facilmente acessar rodovias rumo a São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de regiões do próprio Estado, como Curitiba, e o Oeste e Noroeste do Paraná.

Venturin assegura que a Ceasa/PR, a diretoria da Ceasa Londrina e o Governo do Estado estão realizando as reformas estruturais necessárias para garantir a qualidade do ambiente de trabalho. “Nós estamos investindo maciçamente em Londrina. Acabamos de fazer um estacionamento com quase 10 mil metros quadrados. Fizemos a reforma da estrutura metálica da cobertura dos boxes e está para sair no dia 28 a licitação de um novo estacionamento e do recape asfáltico de toda área da Ceasa. Serão mais de 5 milhões de reais de investimento, o que demonstra que o Governo e a diretoria acreditam no potencial da cidade de Londrina para cada vez atrair mais clientes.”

“Estamos reestruturando as atividades da Ceasa Londrina. Além das reformas de áreas, calçamentos e pavimentação asfáltica, a unidade ganhará também novas empresas para dinamizar ainda mais a comercialização de hortigranjeiros”, reforçou Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

De acordo com ele, o processo segue as orientações do Ministério Público Estadual. A Assessoria Jurídica com a Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Ceasa Paraná estabeleceu as regras e prazos para essas ações em conjunto com a gerência da unidade. O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba e do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor, firmou um termo de cooperação técnica com a Ceasa/PR (Centrais de Abastecimento do Paraná) para uma reformulação na gestão e logística de produção e comercialização de alimentos no Estado para garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa da população paranaense.

No momento, Venturin relata que a Ceasa Londrina tem 107 empresas atacadistas e 357 produtores ativos cadastrados junto à Gerência de Mercado. “Em média, por ano, a unidade movimenta cerca de 195 mil toneladas de produtos hortigranjeiros, cerca de 18 mil toneladas por mês. Pela procura dos interessados, acredito que todas essas áreas em licitação serão ocupadas”, afirma. Segundo o gerente, a frequência de pessoas às segundas, quartas e sextas-feiras é de 2,8 mil a 3 mil pessoas por dia e é constituída por comerciantes, carregadores, motoristas e produtores, embora não tenha o levantamento exato de quantos compradores passam por ali.

Sobre os trabalhadores, ele observou que cada empresa tem dois tipos de trabalhadores: os diaristas, que são compostos por 500 a 600 pessoas; e têm os funcionários registrados, que podem chegar a 1,2 mil pessoas que trabalham dentro da Ceasa. “Fora os próprios produtores que trabalham ali”, detalhou.

Venturin ressaltou que entre os alimentos mais comercializados estão as frutas, que possuem entre seus carros-chefes a banana, a maçã, a melancia e o abacaxi. No setor de leguminosas temos o tomate, a cenoura, a cebola e a batata. Entre as folhagens as mais vendidas são o repolho e a couve-flor.

TRÊS ETAPAS


No dia 25 de maio, das 9h30 às 12 horas, acontecerá o credenciamento e recebimento dos envelopes de propostas e habilitação, no Centro de Eventos da Unidade Atacadista de Londrina. No dia 26, a partir das 9h30, serão abertas as propostas para os lotes de 1 a 15. No dia 27, também a partir das 9h30, será a vez de abrir as propostas para os lotes de 16 a 31. O endereço é Rodovia BR-369 KM-143 (Avenida Brasília, 10.000), Gleba Lindoia, CEP: 86.031-770, Londrina – Paraná

“O critério de seleção nesta licitação será o de maior lance, ou oferta por lote”, explica Sônia de Brito Barbosa, pregoeira e coordenadora da CPL da Ceasa Paraná. Os pedidos de esclarecimentos, providências e impugnações poderão ser encaminhados até cinco dias úteis, 20 de maio, antes da data fixada para a abertura da sessão pública do pregão. As permissões de uso de cada área licitada terão prazo de 25 anos (300 meses).

O edital com o memorial descritivo de áreas, com as ofertas de preços mínimos de cada lote, com as suas respectivas metragens, pode ser obtido gratuitamente junto ao endereço eletrônico da Ceasa Paraná, no item Licitações, Pregão Presencial, PP 003/2021 - Áreas Londrina, ou ainda ser solicitado através do e-mail [email protected].

A Ceasa Londrina atende municípios da Região Metropolitana de Londrina, da região Noroeste e Oeste do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Sul de Mato Grosso
A Ceasa Londrina atende municípios da Região Metropolitana de Londrina, da região Noroeste e Oeste do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do Sul de Mato Grosso | Foto: Gustavo Carneiro

Mais informações sobre a licitação de áreas na Ceasa Londrina podem ser obtidas, em horário comercial, também junto à Gerência de Mercado da unidade, através do fone (43) 3325-4713, ou ainda junto a CPL da Ceasa Paraná fone (41) 3253-3232.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1