Ceasa de Londrina pode ser ampliada para abastecer SP e MS
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Da Redação 
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a direção da Ceasa-PR iniciaram a discussão de um projeto de ampliação e fortalecimento da unidade atacadista de Londrina, que passará a abastecer todo o Norte do Paraná e as regiões Sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Para embasar melhor essa discussão, o secretário da Agricultura e do Abastecimento em exercício, Herlon Goelzer de Almeida, autorizou a criação de uma comissão para estudar o empreendimento.
Há cerca de 15 dias, os comerciantes da Ceasa em Londrina ameaçaram mudar para Ibiporã (13 km de Londrina), por estarem insatisfeitos com a falta de investimentos governamentais no complexo. A central comercializa atualmente 15 mil toneladas de hortifrutigranjeiros por mês. Ao todo, 70 empresas trabalham dentro da unidade londrinense, que atende a mais de mil produtores e oferece em torno de dois mil empregos diretos.
Segundo Almeida, o Governo do Estado tende a apoiar um projeto de ampliação da Ceasa no Norte do Paraná à medida que o mercado atacadista funcione como um instrumento de fortalecimento de atividades da agricultura familiar em toda a região. ''Além disso, a unidade tem que ser auto-sustentável conforme a orientação do governador Roberto Requião'', destacou.
Para Almeida esse projeto é uma oportunidade para o Paraná e uma garantia de futuro para a região agrícola do Norte do Estado, que aos poucos pode se transformar na maior fornecedora de frutas, verduras e outros tipos de alimentos para São Paulo e Mato Grosso do Sul. ''A região Norte do Paraná reúne todas as condições de absorver as atividades da olericultura e fruticultura que aos poucos estão sendo expulsas de São Paulo, considerado o maior centro atacadista do País'', justificou.
Almeida ressaltou a importância da liderança do poder público no projeto para intermediar os interesses e conflitos que possam surgir dentro de uma central atacadista. ''Em todos os lugares do mundo, uma central atacadista de alimentos só prospera em ambientes democráticos e com gestão pública'', afirmou.
A diversificação das unidades da Ceasa, com possibilidade de evoluir das atuais centrais atacadistas de olerícolas e frutas para alimentos em geral, é um tema que vem sendo discutido nos últimos meses, destacou o diretor Marcos Valério de Freitas. Para o deputado Cheida, o poder público reúne todas as condições para liderar uma discussão em torno da ampliação de centrais atacadistas de alimentos. Ele disse que foi procurado por atacadistas do Norte do Paraná que pretendem ampliar suas participações na Ceasa e comprar novos equipamentos, mas querem fazer esses investimentos dentro de um ambiente mais moderno de central atacadista.


