A CCR assume nesta quarta-feira (9) a administração do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem CCR assume gestão do Aeroporto de Londrina nesta quarta
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A concessionária foi a vencedora do leilão do Bloco Sul, que também inclui os terminais de Curitiba, Foz do Iguaçu, Bacacheri, Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). O período de concessão é de 30 anos e a previsão de investimento em todos os terminais é de R$ 2,85 bilhões.

Deste total, R$ 273 milhões serão destinados a melhorias no Aeroporto de Londrina. De acordo com a concessão, o investimento em Londrina se divide em duas fases.

A primeira deve ser realizada de 2024 a 2035 e inclui a maior parte das obras previstas, como ampliação e melhorias na pista de pouso e decolagem, a construção de um novo terminal de passageiros e reforma no terminal já existente, além de construção e adequação das pistas de taxiamento.

A segunda etapa acontece entre 2036 e 2051 e prevê a ampliação do terminal de passageiros e dos pátios e pistas de taxiamento. A promessa é que Londrina será beneficiada a médio e longo prazos, em razão do aumento de voos e rotas para outros destinos, favorecendo a industrialização e o crescimento populacional do município e de toda a região.

Até o momento, a CCR não concedeu entrevistas sobre o plano de trabalho e as mudanças previstas no terminal.

Nesta quarta-feira, a concessionária deve se manifestar por meio de nota através da assessoria de imprensa. Como o aeroporto é peça-chave para o desenvolvimento regional, as expectativas são grandes em toda a comunidade.

Soma-se a isso o investimento que o município de Londrina fez para a desapropriação de terrenos no entorno do aeroporto. Como contrapartida do governo federal, era esperada a ampliação da pista, além de outros investimentos para tornar mais robusta a infraestrutura aeroportuária.

Alguns pontos acordados previamente com o governo federal, no entanto, não foram detalhados no plano de concessão. As melhorias são discutidas por lideranças regionais por meio, principalmente, da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná.

Com o fim do período de transição e com a concessionária assumindo efetivamente o terminal, a tendência é que a comunidade tome ciência dos próximos passos em relação ao que esperar do Aeroporto de Londrina.

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