Cascavel vai realizar o censo rural, levantando com detalhes o perfil da atividade agropecuária e suas potencialidades. A partir disto, o município pretende definir formas de incentivar atividades potenciais para o campo. O censo será resultado do Projeto CTR, o Cadastro Técnico Rural, que deve começar a ser elaborado no final de março.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Severino Folador, destaca que o CTR tem finalidade específica, sem nenhuma vinculação com questões tributárias ou fiscais. ‘‘É do absoluto interesse do homem do campo participar ativamente do projeto’’, acrescenta.
O censo quer levantar com profundidade o atual perfil da agropecuária do município, com informações sobre o número de propriedades, vocação, máquinas e equipamentos, formas e volumes de produção, qualidade da genética animal, interesse dos proprietários em consolidar determinadas atividades ou diversificar as existentes e outros aspectos. ‘‘Precisamos saber o que somos, o que temos e o que queremos para nossa agropecuária’’, comenta Severino Folador.