Rio de Ja­nei­ro - O Ins­ti­tu­to Na­cio­nal de Me­tro­lo­gia, Nor­ma­li­za­ção e Qua­li­da­de In­dus­trial (In­me­tro) lan­çou sex­ta-fei­ra na es­ta­ção Cen­tral do Bra­sil, a car­ti­lha Ca­sa Se­gu­ra, em co­me­mo­ra­ção ao Dia In­ter­na­cio­nal do Con­su­mi­dor. O even­to con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de re­pre­sen­tan­tes do Pro­con e da De­fen­so­ria Pú­bli­ca, par­cei­ros do In­me­tro nes­sa ­ação.
  Se­gun­do o ge­ren­te da Di­vi­são de Orien­ta­ção e de In­cen­ti­vo à Qua­li­da­de do In­me­tro, ­Luis Car­los Mon­tei­ro, o ob­je­ti­vo da ­ação é in­for­mar o con­su­mi­dor so­bre os pro­du­tos de uma ca­sa que le­vam o se­lo de iden­ti­fi­ca­ção do ins­ti­tu­to.
  Ou se­ja, que têm a cer­ti­fi­ca­ção obri­ga­tó­ria. São pro­du­tos que, pa­ra es­ta­rem no mer­ca­do bra­si­lei­ro, têm que ter pas­sa­do por um con­jun­to de tes­tes, de en­saios, que in­di­que que ­eles es­tão de acor­do com as nor­mas e re­gu­la­men­tos nas ques­tões li­ga­das à se­gu­ran­ça. Com 34 pá­gi­nas, o li­vre­to é dis­tri­buí­do gra­tui­ta­men­te.
  A car­ti­lha orien­ta tam­bém so­bre o uso, a com­pra e a ma­nu­ten­ção dos pro­du­tos, co­mo ele­tro­do­més­ti­cos, apa­re­lhos ele­trô­ni­cos e de­mais uten­sí­lios uti­li­za­dos no dia-a-dia, nas ca­sas dos con­su­mi­do­res.
  A me­ta ini­cial era dis­tri­buir 12 mil car­ti­lhas em to­do o ­País, mas Mon­tei­ro dis­se que a re­cep­ti­vi­da­de en­con­tra­da na Cen­tral do Bra­sil foi tan­ta no lan­ça­men­to que mos­trou a ne­ces­si­da­de de am­plia­ção da ti­ra­gem. Se­gun­do ele, as maio­res dú­vi­das dos con­su­mi­do­res se re­fe­ri­ram à me­lhor uti­li­za­ção da pa­ne­la de pres­são e das vál­vu­las e man­guei­ras dos bo­ti­jões de gás. A car­ti­lha tam­bém po­de ser aces­sa­da no si­te do In­me­tro. In­for­ma­ções so­bre o ma­te­rial tam­bém po­dem ser ob­ti­das na ou­vi­do­ria do ins­ti­tu­to pe­lo te­le­fo­ne gra­tui­to 0800 285 1818.

mockup