Cartão Safra permite troca de pontos por produtos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de maio de 2016
Mariana Guerin<br>Reportagem Local 
A Unidade de Proteção de Cultivos da Basf lançou no último dia 19, na Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão, o Cartão Safra. Mais de 28 mil cooperados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina poderão aderir ao programa de fidelidade que é pioneiro no mercado agropecuário nacional. Inicialmente divulgado nas revendas que trabalham com produtos da marca, até o final do ano o programa deve estar disponível em outras quatro cooperativas paranaenses.
O Cartão Safra permite que o agricultor acumule pontos por meio da compra de produtos da linha agrícola da Basf e troque por eletroportáteis, eletrodomésticos, utensílios domésticos e eletroeletrônicos em sites de redes varejistas. Mais de 200 revendas distribuídas em 11 estados brasileiros estão cadastradas no programa. A cada um real gasto em produtos o produtor recebe um ponto. Para realizar a primeira troca é preciso juntar pelo menos 10 mil pontos.
O cooperado da Coamo que quiser aderir deve se cadastrar no site www.cartaosafra.basf.com.br. O sistema de pontuação será ativado após a primeira compra feita nos locais credenciados, sem necessidade de envio de nota fiscal.
Segundo Gustavo Bastos Alves, gerente de Acesso ao Mercado da Basf, o produtor pode acompanhar seus pontos diretamente no site. "Começamos com projetos pilotos em diferentes regiões do País e após percebemos a aceitação instantânea dos agricultores, decidimos buscar parceiros. Hoje está em plena expansão."
Para o gerente, o principal objetivo do Cartão Safra é fidelizar o produtor que já é cliente da Basf, envolvendo toda a família, uma vez que é possível acumular pontos de diferentes compradores num CPF único. "A ideia é que ele troque por presentes para a esposa e para os filhos e como o programa é válido por dois anos, o produtor tem flexibilidade para acumular o máximo que precisar para trocar no que desejar."
Hoje, o número de agricultores em processo de cadastramento no programa de fidelidade gira em torno de 80 mil e em processo de resgate de pontos, 9 mil, conforme dados da Basf. Outros 4 mil produtores já realizaram algum resgate. Por dia, são cadastrados, em média, de mil a 2 mil agricultores.
Para Aquiles Dias, gerente de Compras da Coamo, o uso do Cartão Safra pelos cooperados só reforça uma parceria de mais de 40 anos da cooperativa com a empresa. "O cartão é um benefício a mais, que ajuda a fidelizar os cooperados, além de ser um complemento para impulsionar as vendas", declara. Segundo Dias, o programa já está no ar e os cooperados que adquiriram produtos Basf em unidades da Coamo nos últimos 60 dias já acumularam pontos automaticamente.
VALORIZAÇÃO
A família do agricultor Rovner Delefrati Pedroso é cliente antiga da Basf. Ele, o pai, o irmão, o tio e dois primos cultivam 420 alqueires de soja e milho em Sertanópolis, Warta e Paranagi e sempre utilizaram todo o portfólio da empresa na lavoura. Após assistir a uma palestra da revenda Agro 100, de Londrina, Pedroso adquiriu um Cartão Safra para o pai e outro para o tio e já acumulou pontos suficientes para comprar um smartphone para o tio.
"O Cartão Safra tem sites parceiros na internet e a compra foi bem rápida. Em quatro dias o celular já estava em casa", conta Pedroso, que pretende utilizar o restante dos pontos acumulados nos cartões para comprar outro celular em breve.
"É um benefício a mais para o produtor, algo que antes não existia. Valoriza a gente", comenta o agricultor, ressaltando que poucos produtores conhecem o serviço. "Falta um pouco de divulgação", diz, destacando que o acesso ao sistema para conferência do extrato de pontos "é bastante fácil".


