A expansão do mercado de cartões de crédito vem acumulando efeitos positivos e negativos. Se, por um lado, aumenta o poder de consumo dos brasileiros (oferecendo, por exemplo, longos financiamentos para atrair o consumidor de baixa renda), por outro ainda gera insatisfação dos clientes. Até o fim deste ano, segundo estimativas do setor, estarão em operação mais de 90 milhões de cartões de crédito.
''Um levantamento da Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito (Anucc) mostra que, nos últimos dez anos, aumentou em quase oito vezes o número de consumidores que contestaram judicialmente as administradoras de cartão de crédito'', comenta Marcos Crivelaro, professor PhD da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo. ''A taxa básica de juros está em queda desde setembro de 2005, mas os juros na ponta final, no crediário e nos empréstimos, permanecem nas alturas'', completou o consultor, justificando parte dessa insatisfação dos consumidores.
Crivelaro frisou que um novo recorde de faturamento é aguardado para a indústria de cartões de crédito neste ano, com um aumento de cerca de 20% frente a 2006. Essa indústria, que vem crescendo desde 1995, é impulsionada principalmente pelo consumidor de baixa renda (salário de até R$ 1,5 mil) com gasto médio de R$ 80 por operação. Os consumidores brasileiros possuirão 92 milhões de cartões de crédito em dezembro, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).
Conforme o consultor, se por um lado, a expansão cada vez maior desse sistema de pagamento atrai consumidores de todas as classes sociais, de outro essa modalidade de crédito lidera o número de reclamações nos Procons de todo o País.
Para não ter muitos problemas com o cartão de crédito, o consultor dá algumas para o consumidor, como por exemplo, negociar com a administradora do cartão o pagamento da anuidade. ''Hoje só paga anuidade de cartão de crédito quem quer. Se a administradora não for razoável, troque'', sugere. Outra dica é escolher uma data de vencimento do cartão próxima de seu dia de recebimento de salário. E, para quem gasta muito, é interessante concentrar suas compras em um único cartão com o objetivo de acumular bônus como milhagens ou descontos.

mockup