São Paulo - Dezessete modelos de veículos produzidos na China já possuem cadastro no Registro Nacional de Veículos (Renavan). A maioria aguarda o início da importação. Da lista, dois são automóveis das marcas Change e Changhe, cinco são comerciais leves fabricados por Chana, Hafei, Hebei, Jimbei e Wuling, um é caminhão da marca Jiefang e outros dois são ônibus também da Jimbei.
  O registro, porém, não é a única imposição legal para o início de vendas no curto prazo. Alguns importadores estão tendo dificuldades em apresentar toda a documentação exigida pelas autoridades brasileiras, como testes de qualidade do veículo e de emissões de gases poluentes. Alguns dos importadores reclamam ainda por terem de apresentar documentos que antes não eram exigidos.
  Das 17 marcas, apenas a Chana já está a venda no País. Segundo os dados obtidos no Renavam, em outubro a marca vendeu 39 unidades no País. O compacto M100, produzido pela Changhe e importado pelo grupo Effa Motors, só deve estar disponível no final do ano.
  O importador precisou alterar o nome do modelo, que era Ideal, depois de uma notificação feita pela Fiat, em que alegou semelhança com o seu Idea, monovolume produzido pela montadora em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

mockup