Curitiba registrou o menor aumento de inflação no País, durante o mês de junho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas foi de 0,01%. Também foi o menor índice detectado no ano. O IPC registrado no Brasil em junho foi de 0,52%. A capital mais cara foi Recife, com 0,88% de aumento nos preços, seguida de São Paulo (0,86%) e Goiânia (0,85%).
Na capital, o reajuste maior nos preços em junho ficou por conta dos setores da habitação (0,91%), leitura e recreação (0,70%) e vestuário (0,31%). Os itens alimentação teve queda de (-1,20%), transportes (-0,44%) e saúde e cuidados pessoais (-0,17%).
De acordo com o superintendente do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV), Norman de Paula Arruda, Curitiba registrou a maior queda de preços do ano no setor de alimentação, enquanto nas demais capitais do País, todas apresentaram aumento de preço.
O setor de medicamentos também registrou queda de preços em Curitiba, em função da redução de impostos. Os remédios antiinflamatórios tiveram queda de 5,24%, calmantes e antidepressivos (-7,53%) e remédios para pressão arterial (-6,30%).
O IPC da Fundação Getúlio Vargas é calculado em 12 capitais brasileiras. O reajuste do transporte público ocorrido no mês de maio em outras capitais ainda não refletiu em Curitiba, cujo aumento foi no início do mês de julho. Portanto nesse caso, o impacto só vai ocorrer no IPC que será divulgado no mês que vem. (V.C.)

mockup