O Fórum Desenvolve Londrina promoveu na manhã de quinta-feira (5) um encontro com os dez postulantes à Prefeitura de Londrina nas eleições municipais deste ano. Puderam acompanhar a reunião os representantes das entidades que compõe o Fórum. O evento ocorreu totalmente on-line.

Os candidatos tiveram cinco minutos para apresentarem suas propostas focando nos 13 temas elencados pela entidade, a partir de estudos desenvolvidos e apresentados à sociedade em mais de uma década de existência. Entre as matérias estão ensino fundamental, desenvolvimento industrial, saúde e industrialização. No final, ainda foi disponibilizado mais um minuto para as considerações finais dos prefeituráveis.

Presidente do fórum, Cláudia Romariz destacou a importância de uma gestão pública focada em indicadores e o quanto a entidade tem colaborado para o avanço de Londrina. “Nos baseamos em indicadores para olhar para o futuro. O debate com a sociedade é parte da nossa missão. Somos uma entidade propositiva e precisamos que a sociedade e a gestão pública abracem as ideias e as coloquem em prática”, pontuou.

PARCERIA

A divisão para a sequência das falas foi feita por ordem alfabética. Candidato pelo PV, Álvaro Loureiro Junior fez um paralelo da história do município e ressaltou o papel do Fórum Desenvolve, garantindo que a instituição será parte de um eventual governo. “Vários itens do Fórum já estão incluídos no meu plano. Ele será o norte da nossa administração”, frisou.

Carlos Scalassara (PT) relembrou sua participação em movimentos para evidenciar a ligação com trabalhos coletivos. “O próprio plano de governo foi construído com 27 grupos, divididos em seis eixos, tendo como proposta criar um conselho de gestão pública em todas as regiões da cidade e distritos rurais”, prometeu.

Com críticas à atual administração municipal, Emerson Petriv (Pros), o Boca Aberta, afirmou que se for eleito, montará uma sala ao lado do gabinete para os representantes do Fórum levarem suas demandas. “Vamos construir três ‘super’ UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), com laboratórios próprios.” Outro acordo assumido foi a revogação da atual lei que aumentou o IPTU.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Enaltecendo o período em que esteve à frente da prefeitura (2009-2012), Barbosa Neto (PDT) projetou, pelo menos, 50% de escolas em tempo integral caso ganhe o pleito. “Precisamos facilitar a abertura de empresas. Também investir no transporte coletivo e construção de parques industrias e tecnológicos”, planejou.

Apoiado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, Tiago Amaral (PSB) declarou que o MasterPlan, estudo contratado para pensar Londrina nos próximos 20 anos, é essencial para recuperar empregos e desburocratizar o município. “O conceito de Cidades Inteligentes oferece soluções para a própria prefeitura. Queremos a criação de uma Big Data”, apontou.

Junior Santos Rosa (Republicanos) se comprometeu, se eleito, a criar uma agência de desenvolvimento. “Precisamos de ações que possam ajudar a reduzir os números da pobreza, com geração de empregos. Meu compromisso com o Fórum é que em 2021 tenhamos uma nova forma de gestão da cidade, com pensamento da sociedade civil.”

'CHOQUE DE GESTÃO’

Buscando a reeleição, Marcelo Belinati (PP) valorizou suas ações como prefeito. “Reorganizamos processos internos, informatizamos a prefeitura, fizemos parcerias com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), solucionamos o problema da Sercomtel, desburocratizamos, alvará sai na mesma semana”, listou. O atual chefe do Executivo londrinense citou sobre o título de cidade mais transparente do País.

Com discordâncias efusivas em relação a Belinati, o candidato Márcio Sanches, do PC do B, salientou da sincronia de ideias entre setor público e sociedade civil organizada. “A gestão só pode ser construída com ‘choque’ de democracia. Estaremos abertos a questões do Fórum, assim como sugestões de outras entidades”, assegurou.

COMBATE À CORRUPÇÃO

Para Márcio Stamm (Podemos), a prioridade de uma futura gestão é o desenvolvimento econômico para gerar trabalho e renda. “Vamos fazer uma ampla reforma estrutural, eliminando cargos comissionados e com espaço para atender as pessoas para quem quer empreender em Londrina”, projetou. Stamm ainda reclamou sobre demora para construção da Cidade Industrial.

Apostando numa campanha com ênfase no combate à corrupção, Águila Misuta (MDB) levou a temática para o encontro, complementando que seu plano de governo ainda envolve gestão técnica e cidade inteligente. “A corrupção na administração corrói o orçamento. Não há projeto que traga resultados se não combater a corrupção”, opinou.