São Paulo - O governo canadense pôs uma fazenda na região de Alberta em quarentena para tentar achar mais bovinos ligados ao segundo caso de doença da vaca louca no país, confirmado no domingo.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse ontem que acredita que a carne bovina do Canadá é segura e que o caso não deve alterar os planos do país de reabrir as fronteiras à importação de gado canadense a partir de 7 de março.
Os produtores canadenses tiveram prejuízos de cerca de US$ 4,2 bilhões porque os EUA suspenderam a importação de carne do país há 19 meses (maio de 2003), quando foi confirmado o primeiro caso.
Regras da Organização Mundial de Saúde determinam que um país pode ser considerado como tendo ''risco mínimo'' de doença da vaca louca se detectar menos de dois casos por milhão de bovinos com mais de dois anos por quatro anos consecutivos. Dentro destas regras, o Canadá poderia ter até 11 casos de vaca louca e ainda ser considerado um país de ''risco mínimo''.

mockup