Os notebooks lideram as vendas de informática pela portabilidade, preço e desempenho. Dos 15,4 milhões de PCs vendidos em 2011, 55% são notebooks e netbooks, passando os desktops, que são 45%. ''Os notebooks não demandam espaço dentro de casa ou no escritório'', comenta Leandro Arruda, da Colombo. Guilherme Gatti, da Beta Informática, acrescenta que os notebooks têm tido alta procura porque os preços caíram muito e as configurações estão parecidas com as dos desktops.
Os produtos que saem das lojas variam de preços e configurações. As mais inferiores, com preços mais em conta, vão para aqueles que estão saindo do desktop e querem comprar seu primeiro notebook para faculdade ou trabalho, opina Arruda. Na faixa dos R$ 1,2 mil a R$ 1,8 mil, estão os produtos com especificações melhores, mais buscados por quem já tem um notebook e procura por um produto com melhor desempenho, afirma Arruda. No entanto, ele observa que os computadores pessoais de primeiro preço é que são os mais demandados, restando apenas 10% a 15% para quem busca um produto com configurações mais altas.
Os netbooks, por sua vez, tiveram queda de 18% nas vendas em relação a 2010. Profissionais do setor creditam a redução ao crescimento do mercado de tablets. Para Leandro Arruda, o mercado de informática assiste à fase destes equipamentos, que veio logo em seguida à fase dos notebooks. Mas ressalta que, em 2012, a situação pode mudar de figura com a aposta das fabricantes no retorno dos desktops com produtos diferenciados.(M.F.C.)

mockup