O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) fará no dia 25 de novembro uma campanha contra o consumismo. Será o ''Dia Sem Compras''. O objetivo é que neste dia, além de não comprar nada, todos façam uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos consumo. ''Os atuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do consumo de bens e serviços essenciais para uma vida digna'', justifica o instituto.
Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, www.adbusters.org/metas/eco/bnd (em inglês), organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países. O ''Dia Sem Compras'' não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Apenas que haja mais responsabilidade e consciência no ato de consumir.
O Idec apóia a causa e acredita que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos.
Para tanto, a proposta estabelece como tarefas urgentes consumir menos; informar-se sobre a origem dos produtos - como e por quem foram produzidos; fazer a separação dos materiais recicláveis e levá-los para os postos de coleta seletiva; pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados
Segundo o Idec, o consumidor, pode e deve fazer a diferença, divulgando a promoção entre amigos e familiares, organize um evento sobre o Dia Sem Compras e contando a história para [email protected].

mockup