Anúncios de venda de consórcios contemplados são comuns nos jornais. O problema é que nem sempre o anúncio é verdadeiro e muitos consumidores que optam por essa forma de negócio acabam caindo em um golpe que tem se tornado comum: o das cotas contempladas inexistentes e dos consórcios informais.
Em Curitiba não foram registrados casos nos últimos seis meses, segundo informações das delegacias de Estelionato e de Defesa do Consumidor. Mas em São Paulo o golpe está se tornando frequente e em função disto a Associação Brasileira de Administradores de Consórcio (Abac) está lançando uma campanha para explicar aos consumidores os perigos do negócio informal. A intenção da campanha é esclarecer o consumidor sobre os procedimentos legais de uma compra de consórcio e dar dicas para que o possível comprador possa checar se o anúncio que lhe interessou é verdadeiro.
A diretora regional da Abac, Karla Battistella, explica que a campanha apresenta ao consumidor os títulos mais comuns usados pelos golpistas em suas divulgações. Segundo ela, normalmente quando se trata de um golpe, o consumidor é induzido a fazer algum tipo de depósito inicial, embora normalmente tenha mantido somente um contato por telefone com o vendedor. ''O valor desse depósito acaba se tornando uma perda real'', diz Karla. As cartas usadas para a transferência de cotas são falsas, quando se trata de um golpe, e o documento, portanto, não tem valor nenhum para que a pessoa enganada possa ressarcir o valor que pagou ao falsário.
No caso dos grupos informais, a campanha enfatiza que muitos deles não são autorizados pelo Banco Central. Funcionam na ilegalidade e a qualquer momento podem sair do mercado, deixando o prejuízo na mão do consumidor.
No entanto, como existem consorciados que realmente tentam vender seus títulos contemplados de maneira legal, a campanha vai informar ao consumidor de que forma ele pode checar a legalidade da compra que está fazendo. Essa checagem pode ser feita na própria Abac, pelo telefone (0xx11) 231-5022 ou no Banco Central, pelo telefone 0800-99-2345.
A campanha da Abac já foi lançada em São Paulo, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde existem mais casos do gênero. Nos próximos meses ela deve chegar ao Paraná.

mockup