Câmara Americana promove simpósio em Londrina
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de outubro de 2004
Vânia Casado<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A Câmara Americana de Comércio promove, em Londrina, um seminário para apoiar o pequeno e médio empresário do Norte do Paraná interessado em exportar para os Estados Unidos. Esse tipo de seminário vem sendo internalizado em várias cidades para levar a cultura exportadora ao Interior, justificou Francisco Silveira Prado, consultor internacional da Câmara.
De acordo com Prado, os Estados Unidos importa anualmente cerca de US$ 1,4 trilhão em produtos de todas as partes do mundo, o que corresponde a quase três PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil, comparou. Por meio dos projetos da Câmara Americana de Comércio, cerca de 200 pequenas e médidas empresas brasileiras vendem para o mercado norte-americano e faturam em conjunto cerca de US$ 2 milhões.
O mercado americano compra de tudo, desde que sejam produtos de qualidade e com preço competitivo, diz Prado. Ele lembrou o potencial da pequena e média empresa que pode atender as exigências desse mercado, ''que é o maior do mundo'', observou. Entre os produtos de maior interesse, Prado citou os têxteis, alimentos e móveis em geral.
No seminário, em Londrina, Prado vai expor as etapas de apoio da Câmara Americana de Comércio às empresas com potencial exportador, que inclui estratégias de comercialização, desmistificação do mercado americano e ajustes necessários dos produtos a serem exportados.
O projeto de apoio inicia por uma avaliação da empresa, onde é feito um diagnóstico sobre o perfil da empresa, análise do produto, qualidade, capacidade de produção, adaptação do imóvel e dos equipamentos do fabricante. Se a empresa é recomendada para entrar no mercado americano, a Câmara Americana de Comércio vai fazer um trabalho de recomendação de ajustes da produção.
Numa segunda etapa, a empresa passa a operar em parceria com a Oxford Street Consulting, uma empresa constituída pela Câmara Americana de Comércio, para operacionalizar a exportação de produtos para os EUA. A empresa se encarrega de oferecer local adequado para as empresas brasileiras promoverem show-room (exibição) de seus produtos. A empresa também oferece assistência com consultoria em marketing, atendimento bilíngue, salas para reuniões e inclusão das informações num banco de dados acessado pelas empresas norte-americanas.
Na fase de comercialização efetiva, a Oxford Street se oferece como trading para firmar contratos e prosseguir o trabalho de abertura do mercado americano. Prado salientou a necessidade das empresas interessadas em se adaptarem às exigências da legislação americana se quiser conquistar o mercado daquele País. ''As exigências estão presentes em todos os países, inclusive no Brasil'', lembrou.
O seminário da Câmara Americana de Comércio acontece no próximo dia 28, a partir das 8h30, na sede da Associção Comercial e Indústrial de Londrina (Acil), telefone


