Os box springs, conhecidos no Brasil como cama americana, já não são mais artigos raros no mercado e considerados de elite. Desde a entrada maciça dos produtos importados no País, no início da década de 90, aumentou a procura por esse tipo de colchão, por causa da redução dos preços e outros fatores, como vida útil maior que das camas comuns.
Quando as camas americanas se tornaram mais acessíveis ao grande público, a Probel, uma das maiores do setor, passou a fabricar o produto em larga escala. Atualmente, já representa cerca de 35% do volume de vendas de produtos com mola da empresa. O diretor comercial, Oswaldo José Centoamore, afirmou que em cinco anos, o aumento na comercialização do produto foi de 20%. ''Para esse ano, esperamos crescer 10%'', adiantou.
Segundo Centoamore, a cama americana caiu no gosto dos brasileiros por sua sofisticação e preço acessível. Ele completou que o produto também oferece mais conforto porque tem um conjunto que dá maior firmeza: um colchão de mola sobre outra cama estofada e também de mola. ''A capacidade de carga é muito maior. Outra vantagem é o ajuste ao biotipo do usuário'', comentou.
O diretor ressaltou que a vida útil de um colchão de mola gira em torno de 15 anos, enquanto o de espuma com cinco anos, em muitos casos, fica impróprio para o uso. Apesar das vantagens do box spring, Centoamore não acredita que as camas comuns ficarão sem espaço no mercado. Uma das razões é que o preço mínimo encontrado nas lojas, por volta de R$ 550,00, não deve ser reduzido em pouco tempo.
Centoamore acrescentou que a popularização do produto levou decoradores e arquitetos a investirem em soluções criativas para substituir a cabeceira, ausente nesse tipo de cama. Alguns profissionais têm usado couro, madeira, fórmica, bambu, tecido e até compensado náutico para substituí-las.
O comerciante Gustavo Trostdor, franqueado da Ortobom em Londrina, explicou que nos últimos dois anos triplicaram as vendas do produto em sua loja. Ele frisou que, no último mês de dezembro, foram vendidas 90 camas americanas, cujos valores podem ultrapassar R$ 4 mil, dependendo do tamanho e modelo. Gustavo espera um aumento de 40% nas vendas do produto para esse ano.
Outro comerciante do ramo, Gilberto Zambrim, esclareceu que nos últimos três anos, a procura e venda do produto em sua loja é superior a 40%. Segundo ele, os clientes preferem os produtos com mola por serem mais higiênicos e duráveis que os de espuma.
O comerciário Ricardo Rafael Silva decidiu comprar um box spring por causa de um problema de coluna. Ele acredita que as dores serão amenizadas pelo fato do conjunto ser mais eficiente na adequação ao corpo. ''Compensa pagar um pouco mais por um produto de qualidade'', resumiu.

mockup