Cai venda de carro importado em abril
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de maio de 1997
Agência Estado 
SÃO PAULO - O mercado de veículos importados registrou queda de 8,3% em abril com a comercialização de 5.313 unidades ante as 5.794 do mês anterior. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, entretanto, foram vendidos no atacado 18.562 veículos, 28,8% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O presidente interino da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), Daniel Buteler, credita a queda principalmente à falta de alguns produtos nas lojas por causa de problemas no desembarque. As medidas de restrição ao financiamento das importações, que desde março precisam ser pagas à vista, também foram responsáveis pela queda.
Buteler afirma, porém, que não há retração no mercado e prevê para este mês a comercialização de 6 mil unidades. Ele assumiu nesta semana a presidência da Abeiva por período de 90 a 120 dias em substituição a José Carlos Gandini, que se afastou por problemas de saúde.
Esses números são referentes às importações das 20 marcas filiadas à Abeiva e não incluem os veículos trazidos pelas montadoras brasileiras e pelas empresas que estão construindo fábrica no País, como Renault e Asia Motors, que estão fora do sistema de cotas imposto pelo governo. Os importadores têm direito a trazer 50 mil veículos neste ano com alíquota de 35%. O excedente deverá pagar taxa de importação de 63%.
Contabilizando-se todos os automóveis importados entre janeiro e março, o Brasil comprou o equivalente a US$ 442,4 milhões, sendo 34,39% originários da Argentina. O México participou com 12,71% desse valor. Até a Turquia aparece na lista, com 1,85% das importações.


