Cai confiança do consumidor
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2007
Amanda Rossi<br>Agência Estado 
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de fevereiro caiu 2,2% com relação a janeiro entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos e teve alta de 1,7% entre os consumidores que ganham menos que dez salários. Sem levar em conta a segmentação por renda, o índice teve variação de 0,3% no mesmo período. O ICC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) e usado por comerciantes no planejamento dos investimentos.
Os mais ricos apresentaram uma taxa de otimismo de 138,9 e os mais pobres de 132,2 - a escala usada pelo ICC varia de zero (pessimismo) a 200 (otimismo). Esses números representam uma inversão de tendência, porque tradicionalmente a variação do ICC é superior entre os grupos de maior poder econômico do que entre as faixas de menor poder aquisitivo. Em 2006, essa inversão só ocorreu em dois momentos: quando foi feito o pagamento da primeira parcela do 13º dos pensionistas e aposentados, em setembro, e quando o salário mínimo aumentou de R$ 300 para R$ 350, em abril.
Entre os mais jovens, com idade inferior a 35 anos, o otimismo foi avaliado em 138,6 pontos. Na faixa etária acima de 35 anos, o ICC de fevereiro é de 127,6.


