Dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, apontam um resultado positivo em outubro registrado em Londrina e nos municípios da região – Arapongas, Cambé, Ibiporã e Rolândia. Segundo o estudo que mede a diferença entre contratações e demissões, divulgado nesta quinta-feira (21), o total de contratados foi 9.471, enquanto 8.998 perderam o emprego, o que gerou um saldo positivo de 473 vagas. O resultado foi puxado pelo comércio com um crescimento de 320 vagas e a maior queda foi registrada na construção civil, com 112.

Imagem ilustrativa da imagem Caged de outubro aponta saldo positivo em Londrina
| Foto: Agência Brasil

A cidade de Londrina, sozinha, apresentou saldo positivo de 108 postos de trabalho. No ano, o município está com saldo positivo de 1.760 vagas. Entre as cinco cidades analisadas, somente Ibiporã apresentou saldo negativo de 30 postos e o destaque em números absolutos em contratações foi Arapongas com 163 postos de trabalho com carteira assinada, representando 0,49% a mais que no mês anterior.

Estado

Já o Paraná apresentou um saldo positivo pelo sétimo mês consecutivo. Foram 7.406 postos de trabalho abertos no mês passado, o melhor resultado para o período desde 2013, marcando uma evolução de 7% em relação ao mesmo período de 2018, quando foi registrado 6.937 novos empregos. No acumulado do ano são 66.901 novas vagas. O Estado está entre os que mais geraram oportunidades de trabalho no País neste ano, com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

O governador Ratinho Junior (PSD) destacou o bom momento econômico do Paraná, aliando investimento em desenvolvimento regional à atração de novos investimentos. “São quase R$ 20 bilhões em investimentos privados apenas neste ano. Organizamos o Estado para facilitar a vida de quem quer gerar emprego e renda”, afirmou o governador, que ressaltou que o estado atua para corrigir carências no setor de infraestrutura com foco no desenvolvimento regional.

Brasil

Nacionalmente o cálculo também indicou uma melhora na recuperação, com 70.852 postos formais de trabalho criados no último mês. No comércio, a criação de empregos foi puxada pelo segmento varejista, com a abertura de 36.732 postos formais. O comércio atacadista gerou a abertura de 7.240 vagas. Nos serviços, os destaques foram venda e administração de imóveis, com 14.040 postos; transportes e comunicações, 4.348 postos, e serviços médicos, odontológicos e veterinários, 3.953 postos.

Tradicionalmente, a geração de emprego é mais baixa em outubro. O mês costuma ser marcado pelo reforço no comércio para as contratações de fim de ano. No entanto, a indústria, que reforçou a produção em agosto e em setembro por causa do Natal, desacelera. A agropecuária também dispensa empregados por causa do fim da safra de diversos produtos, como a cana-de-açúcar e café. (Com agências).