O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta em maio a perda de 138 postos de trabalho com carteira assinada em Londrina. O destaque negativo foi o setor de serviços que perdeu 665 vagas de trabalho. O desempenho do setor na cidade contrasta com o do país onde serviços respondeu por 110,9 mil das 280,6 mil vagas de emprego abertas no mês. O melhor desempenho da cidade foi a construção civil que abriu 234 novas vagas, seguida do comércio com 229 e da indústria com 66. A agropecuária teve saldo negativo de 2 vagas.

.
. | Foto: Jose Fernando Ogura/AEN-PR

Segundo o economista e professor da UTFPR, Marcos Rambalducci, depois de quatro meses seguidos com resultados positivos, foi a primeira vez que o saldo de empregos de pessoas com CTPS foi negativo. O que impactou negativamente foi a área de serviços.

"Uma explicação que justifica esses números para o setor de serviços foi a saída da empresa de de telemarketing Vikstar, que neste mês de maio encerrou as suas atividades em Londrina. Houve um desligamento total de 806 teleatendentes, mas a gente não sabe dizer se foram todos eles realmente da Vikstar, mas certamente mais de 800 foram da empresa", destacou.

"Isso trouxe um impacto negativo aqui para os indicadores da nossa cidade. É o primeiro mês deste ano em que esse indicador fecha esse saldo negativo. Durante este ano já geramos 3.322 postos de trabalho. Infelizmente, o mês de maio trouxe esse dado menos positivo em termos de contratação de pessoas com carteira assinada."

A indústria continua gerando postos de trabalho, foram 66 novos postos de trabalho em maio. "Mas o setor que mais criou postos de trabalho foi a construção civil com 234 postos de trabalho com várias construtoras esperando um momento mais propício para o lançamento de obras, desengavetaram vários projetos e deram uma acelerada significativa. Como a construção civil e a indústria vêm de números positivos ao longo de todo este ano, é claro que isso acaba repercutindo em toda a área do comércio. Então, tanto no comércio quanto na prestação de serviços a gente deveria trazer números positivos a reboque da situação positiva proveniente da indústria e da construção civil. A única coisa que afetou o índice negativamente foi esse desligamento simultâneo de atendentes de telemarketing neste mês."

DESEMPENHO DO PARANÁ

O Paraná fechou maio como o estado que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada na Região do Sul. O saldo foi de 15.884 contratações, resultado de 118.151 admissões e 102.267 desligamentos, ante 13.587 de Santa Catarina e 7.458 do Rio Grande do Sul. O resultado representa um aumento de 111,65% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram encerrados pouco mais de 26 mil vínculos no Estado.

É também o quarto melhor desempenho do País no período, atrás apenas São Paulo (104.707 vagas), Minas Gerais (32.009) e Rio de Janeiro (17.610). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Economia.

“É um resultado bastante expressivo, que comprova o bom momento econômico pelo qual passa o Paraná. São crescimentos consecutivos durante o ano, mesmo em um momento conturbado, com o foco no controle da pandemia da Covid-19. Reforça também a percepção do mercado de que o Estado é um ótimo lugar para se fazer investimentos”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Com o avanço da vacinação e a retomada gradativa da normalidade, tenho muita confiança de que o Paraná terá um dos melhores anos da sua história na geração de empregos com carteira assinada”, completou. (Com Agência Estadual de Notícias)