Caem juros para consumidores e empresas em outubro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Folhapress
São Paulo - As taxas de juros oferecidas pelos bancos e financeiras tanto para empresas quanto para consumidores recuaram no mês de outubro, mostra levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade) divulgado ontem.
No caso das linhas para pessoas físicas, as maiores quedas foram verificadas nas operações de CDC (financiamento de veículos) e empréstimo pessoal: as taxas médias cederam de 2,24% ao mês para 2,16% ao ano, no primeiro caso; e de 4,47% ao mês para 4,31% no segundo.
Entre as seis linhas pesquisadas pela Anefac, as taxas ficaram estáveis somente nas modalidades de empréstimos via cartão de crédito, onde justamente são praticados os juros mais altos: 10,69% ao mês.
Se um consumidor deixasse uma dívida acumular ao longo de 12 meses a essa taxa de juros, deveria mais que o triplo (238%) do valor original. Já nas linhas de crédito oferecidas para as empresas, a Associação detectou redução nos juros oferecidos nas três linhas tradicionais para o segmento: capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida.
A maior redução foi verificada na primeira linha: a taxa média recuou de 2,79% ao mês para 2,65% entre setembro e outubro. Já no caso de conta garantida, a linha com o encargo mais caro, a redução foi muito menor: de 6,02% ao mês para 6% no mesmo período.