Burrojet é alternativa no controle de pragas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de novembro de 2002
Gilmar Agassi<BR>Equipe da Folha 
Cascavel Um equipamento desenvolvido por uma empresa de Cascavel está melhorando o controle de pragas em mini e pequenas propriedades rurais em várias regiões do Brasil. O burrojet é constituído de dois tanques cilíndricos pressurizados presos em uma estrutura transportada por tração animal. O equipamento que custa em torno de R$ 1 mil é uma das novidades da 23 Expovel.
Com 96 quilos de peso pronto para a aplicação, o equipamento pode armazenar até 60 litros de veneno, o que corresponde a uma capacidade até quatro vezes maior que a do sistema manual adaptado às costas do aplicador. A idéia original do projeto veio da Argentina e foi adaptada pelo empresário Raul José Scotton para a realidade brasileira. ''A finalidade não é de competir com os modernos sistemas de pulverizadores, mas permitir ao mini e pequeno agricultores tornar mais ágil a proteção das lavouras contra pragas e invasoras, com pouca despesa'', diz.
A pulverização uniforme é uma das vantagens do equipamento, também dotado de um manômetro que mede a pressão dos cilindros. Mas a principal característica do burrojet, segundo Scotton, é o fato de poder ser utilizada em áreas acidentadas da propriedade. ''Algumas partes da propriedade são tomadas pelas pragas exatamente pela falta de um controle adequado'', frisa.
Devido à proximidade da base de lançamento dos produtos químicos, tanto o agricultor quanto o animal usado para carregar o equipamento, usam máscaras protetoras. ''Esse sistema de aplicação de defensivos é sucesso principalmente em municípios da região Nordeste do Brasil'', assegura Scotton.


