Trabalhando no ramo de comunicação visual há 13 anos, Roberto Orticelli deixou a antiga empresa que trabalhava para se tornar um empreendedor na sua área de conhecimento. Junto com dois sócios, ele abriu um novo negócio em 2009: a Serifácil.
Para não entrar nas estatísticas de mortalidade das empresas do Paraná, Orticelli ressalta dois pontos que não podem deixar de ser avaliados para quem está começando. ''Para ter saúde na empresa nos dois primeiros anos, considerados os mais críticos, é preciso planejamento e conhecimento de mercado'', pontua ele.
Mesmo com experiência, os empreendedores resolveram procurar pelo Sebrae, principalmente para se capacitar sobre assuntos ligados a questões tributárias. ''Estamos inseridos no Simples, mas mesmo assim existem muitos encargos. Devido essa elevada tributação é que fomos buscar auxílio'', relata Roberto.
Até agora, o maior problemas que os empresários sofreram neste pequeno período de trabalho foi com a inadimplência de alguns clientes. ''Mesmo assim, a comercialização dos nossos produtos cresce mensalmente. Estamos conseguindo bater nossas metas'', comemora Orticelli. (V.L.)

mockup