Quem costuma passar pela Av. Harry Prochet (Região Sul), já deve ter visto com frequência um grande movimento de carros e pessoas com trajes de festa no trecho próximo à PR-445. O responsável por isso era o salão do Buffet Elite, tradicional espaço de eventos de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Buffet tradicional de Londrina cede espaço para supermercado
| Foto: Roberto Custódio

Embora o buffet continue com o CNPJ ativo, com prestação de serviços em pequenos eventos e locação de materiais para festas, a pandemia colocou a empresa em modo de espera com a realização de grandes eventos devido à restrição às reuniões de pessoas.

Este mês, completa-se um ano desde que o último casamento foi realizado no salão, comprometendo o pagamento do aluguel do espaço. Após muita reflexão, devido aos altos custos mensais, tanto de aluguel como de colaboradores, a proprietária do buffet Silvana Chinezi tomou a decisão de desocupar o salão de mais de 3 mil metros quadrados pertencente ao pai, Geraldo Chinezi, após quase 30 anos, para que um novo inquilino pudesse se instalar. As reformas começaram na semana passada e o supermercado Viscardi deve inaugurar mais uma loja ali no início de maio (leia mais adiante).

"Era um salão para 1.000 pessoas que estava parado e meu pai vivia do aluguel", conta Silvana Chinezi. Antes do lockdown, os decretos com medidas de segurança restringiram drasticamente o número de pessoas permitidas em reuniões presenciais. Eventos que até então estavam marcados foram adiados ou postergados, mas sem perspectiva de retomada das atividades, o buffet precisou cancelar os contratos.

"Fizemos o distrato de eventos, devolvemos o dinheiro pago e vamos ver o que vai acontecer. Se no futuro vamos voltar ao normal, não sei. Está todo mundo sem saber o dia de amanhã", lamenta Chinezi. Mesmo quando os eventos voltarem a ser permitidos, a proprietária teme que o retorno das pessoas aos salões de festas vá demorar a acontecer. "Se você pensar nos eventos que tinham mesa de frios, de doces, hoje em dia não se pode servir mais. Tem que ser servido, não pode ficar exposto. Quando isso tudo voltar ao normal,. não sei qual vai ser formato."

Para Chinezi, a tristeza de ceder o local é grande, mas antes isso do que deixar o local vazio. "O intuito era que fossem quatro paredes com gente festejando. Não vai ter festa, mas o espaço vai sobreviver e renascer em outro corpo. O foco agora é pensar em estar viva. A preocupação é proteger meu pai, minha mãe e me proteger, esperar o que o futuro vai nos presentear."

VISCARDI

No lugar do Buffet Elite, será inaugurada a 11ª loja do Viscardi em Londrina, e a 12ª da rede. O supermercado terá padrão premium, semelhante ao do estabelecimento localizado no bairro Alphaville, afirma o superintendente da rede, Adolfo Viscardi. "Ficamos muitos tristes (com o fechamento do salão do Buffet Elite), era um buffet tradicional de Londrina. Vai fazer muita falta, mas por outro lado, ficamos felizes de dar continuidade ao empreendimento que existe ali", afirma.

Segundo ele, a ampla cozinha do imóvel vai abrigar a rotisseria do supermercado, que vai oferecer pratos prontos embalados e preparados com cozimento a vapor. A ideia é que a cozinha concentre toda a produção da rede para esse tipo de produto.

O local vai passar por reforma completa e a previsão é que a inauguração do novo supermercado aconteça na primeira semana de maio. Cerca de 60 empregos diretos serão gerados com a nova loja.