Briga por marca cancela 'Moda Paraná' esse ano
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001
Lucinéia Parra De Maringá
Depois de quatro anos consecutivos, a Feira Moda Paraná não será realizada este ano por conta de uma disputa para o uso da marca. Criada pelo Sindicato do Vestuário de Maringá, Londrina, Apucarana e Cianorte em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), a Moda Paraná passou a ser administrada nos últimos dois anos por empresas terceirizadas.
No ano passado, a promoção da feira ficou por conta da Chris Idéias. O evento não apresentou o resultado esperado e o diretor da empresa, Heinrich Barth admite que ainda está pagando contas do evento. Por causa dos compromissos ainda pendentes, a Acim e o Sindicato do Vestuário querem retomar o direito de uso da marca da feira.
Conforme Barth, a Acim se apropriou da marca em 1998, quando a feira foi realizada em Londrina. Ele afirma que a Acim não participou ativamente das feiras realizadas nos últimos quatro anos e que o contrato de terceirização para a realização da feira tem validade até 2004. A Acim só participou com R$ 12 mil ano passado, o que é muito pouco e ela sabe disso, criticou.
Apesar de citar os direitos legais para o uso do nome Moda Paraná, Barth disse à Folha que vai abrir mão da marca e que está preparando para este ano a Paraná Vest Fashion Business. A feira será realizada de 1º a 4 de agosto.
A Paraná Vest Fashion Business, segundo Barth, será mais direcionada aos negócios. A Moda Paraná restringia muito a feira para o setor da moda e os participantes deste tipo de evento querem conhecer as novidades no setor de maquinário, acessórios e tecidos, explica. Segundo ele, os empresários do setor estão mais otimistas com a nova marca da feira. Não vou brigar com a Acim. Se ela quer a marca Moda Paraná já é dela.
O presidente do Sindicato do Vestuário de Maringá, Valdir Scalon não alimenta a disputa pela marca. Segundo ele, a Moda Paraná pertence à Acim e ao Sindicato e não há o que se discutir. Conforme Scalon, a Acim e o Sindicato não vão promover a feira este ano em função da Fashion Sul que será realizada em Curitiba em junho.