A Bridgestone/Firestone decidiu pôr fim a uma relação de quase 100 anos no fornecimento de pneus para a Ford Motors. A empresa alega que a montadora quebrou um pacto de confiança e respeito mútuo. ‘‘As relações de trabalho, assim como as pessoais, são baseadas neste princípio. Chegamos à conclusão de que não podemos mais fornecer pneus para a Ford já que estes fundamentos básicos foram seriamente afetados’’, disse John T. Lampe, presidente da Bridgestone/Firestone, ontem, nos Estados Unidos.
O executivo afirmou ainda que a decisão de romper uma aliança de mais de 100 anos não se toma do dia para a noite, mas a empresa precisa pensar no futuro, em seus clientes e funcionários. A decisão foi informada ontem mesmo para a segunda maior montadora de veículos dos Estados Unidos.
O ponto principal da desavença entre as duas companhias envolve os últimos episódios com os carros Ford Explorer. ‘‘Nós informamos à Ford as nossas preocupações’’, disse o presidente, para quem a montadora se recusou a tomar conhecimento dos avisos que foram sucessivamente emitidos.
Para Lampe, a Ford não só deveria recomendar a direção segura, como deveria tornar pública sua preocupação com os carros, insinuando que a culpa pelos acidentes com o Ford Explorer não são responsabilidade única dos pneus da Bridgestone/Firestone, mas sim do design do carro fabricado pela montadora norte-americana. ‘‘Eles atentam contra a qualidade de nossos pneus para disfarçar a responsabilidade sobre o carro’’, acentuou o presidente, em entrevista a jornalistas estrangeiros.
A fabricante de pneus informou que continuará a honrar seus compromissos já firmados, mas fará alterações nos novos acordos de vendas com a Ford na área das Américas a partir de agora.

mockup