Brasil em 'compasso de espera'
O governo brasileiro não vai tomar nenhuma decisão em relação à alta do preço do petróleo enquanto o mercado internacional do produto continuar instável. O aviso é do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Edward Amadeo.
Segundo ele, é preciso esperar um ambiente de maior previsibilidade no mercado mundial para tomar decisões internas relativas ao preço do petróleo. Ele negou informações de que o governo já esteja estudando alternativas para o problema.
Este não é o momento para fazer nenhum tipo de estudo e menos ainda tomar qualquer decisão, afirmou.Essa é a determinação, disse Amadeo. Ele acrescentou, no entanto, que hoje é impossível fazer qualquer previsão sobre quando o mercado ficará mais estável. Ninguém sabe o momento, pois estamos numa situação atípica de muita volatilidade no mercado internacional, disse.
Há pressões da Europa e dos Estados Unidos que estão se mobilizando nesse processo em movimento, que é histórico e que vai ter desenvolvimento ao longo das próximas semanas e meses, ressaltou. Essa alta volatilidade do mercado,
observou Amadeo, dificulta a elaboração de qualquer tipo de cálculo com os preços do produto. Amadeo frisou que o presidente Fernando Henrique Cardoso já afastou a possibilidade de aumento dos preços dos combustíveis no mercado doméstico.





