O ministro argentino da Economia, Domingo Cavallo, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Adalberto Rodríguez Giavarini, avaliou nesta sexta-feira como ‘‘muito boa’’ a reunião que teve no Brasil com o ministro da economia Pedro Malan e garantiu que a reação do governo do maior sócio do Mercosul o encheu de alegria. Cavallo confirmou, numa coletiva no Palácio da Fazenda, a convicção de seu governo ‘‘de aprofundar o Mercosul, de um modo que seja conveniente para nossos respectivos povos’’. Além de Malan, participaram do encontro os ministros Celso Lafer e Alcides Tápías.
‘‘Os brasileiros disseram que não há nada melhor para o Mercosul do que a reativação e a volta do crescimento da economia argentina e isto nos encheu de alegria’’, admitiu o ministro. O titular da pasta disse que serão zeradas as tarifas de importação dos bens de capital e a Argentina aumentará ‘‘ao máximo permitido’’ as demais tarifas, o que, segundo o ministro, foi aprovado pelo Brasil. ‘‘Hoje eles se convenceram de que é algo apropriado às circunstâncias atuais’’.
‘‘Expliquei aos ministros brasileiros que, à exceção dos bens de capital, cujas tarifas alfandegárias baixamos a zero – vamos tratar as empresas produtoras locais como empresas exportadoras, devolvendo-lhes todos os impostos, como foi feito em 1996 –, todas as demais posições ficarão no patamar máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio’’.
Cavallo esclareceu que esta medida não será ‘‘definitiva’, mas que vai durar o tempo que ‘‘for necessário’’. ‘‘Foi importante ter viajado para o Brasil, porque tomar uma decisão sem explicá-la poderia ser visto como desinteresse pelo Mercosul’’, afirmou o ministro, acrescentando que ‘‘o povo e todo o governo argentino querem aprofundar o bloco regional, de um modo que seja conveniente para nossos respectivos povos’’.
Num breve pronunciamento, o ministro da Fazenda, Pedro Malan, afirmou que o Brasil apoiará as medidas que serão adotadas pelo governo De la Rúa. Segundo Malan, o café da manhã realizado ontem em Brasília com o ministro argentino, foi ‘‘extremamente positivo’’. ‘‘Foram feitas explicações detalhadas sobre as medidas e o Brasil as apoiará, porque interessa ao Brasil e à América Latina que nós superemos as atuais dificuldades na maior brevidade possível’’, disse.
Em uma rápida e improvisada coletiva de imprensa realizada à saída da reunião, Cavallo assegurou que a Argentina vai manter o regime de convertibilidade e recuperar a competitividade e o crescimento com as medidas que devem ser rapidamente aprovadas pelo Congresso.

mockup