Brasília - O Ministério da Agricultura informou que oito países do Oriente Médio, Golfo Pérsico e Sudeste Asiático abriram, nesta semana, seus mercados para importação de produtos brasileiros, principalmente frutas. A informação é do técnico do Departamento de Sanidade Vegetal, Gilson Westin Cosenza. Ele integrou uma missão de empresários que esteve na Arábia Saudita, Líbano, Catar e Dubai para negociar a exportação de frutas frescas, sucos e polpas.
O governo não citou valores do comércio, mas lembrou que, ''com a abertura desses mercados, torna-se cada vez mais factível a meta brasileira de elevar para US$ 1 bilhão as exportações de frutas frescas até o final da década''. A meta é do ministro Roberto Rodrigues. Nos últimos 12 meses, o Brasil exportou US$ 388 milhões em frutas frescas. Os principais parceiros nesse comércio foram Comunidade Européia, Estados Unidos e Canadá.
Nos países visitados pela missão brasileira, o grupo foi informado que a única exigência para o comércio de produtos vegetais é a apresentação do certificado fitossanitário, procedimento que o Brasil cumpre nas relações comerciais com outras nações. Além dos países árabes, o governo recebeu esta semana autorização da Indonésia, Tailândia, Filipinas e Vietnã para o comércio de frutas com certificado fitossanitário.

mockup