Agência Estado
De São Paulo
Quatro notícias foram fundamentais para o mercado ter um encerramento de semana tranquilo. No âmbito doméstico, foram três: a) o IPC da Fipe recuou para 0,49% em dezembro, ante 1,48% em novembro; b) o Banco Central autorizou anteontem à noite os fundos de renda fixa a aplicarem até 49% dos seus recursos em bolsas, ante os 20% anteriormente vigentes; c) foi finalmente marcado o leilão de venda do Banespa para o dia 16 de maio – as ações preferenciais do banco fecharam em alta de 1,56%, cotadas a R$ 64,99.
Do lado internacional, o índice de desemprego se manteve estável nos Estados Unidos, em 4,1% no mês de dezembro, dentro das expectativas dos analistas de Wall Street. Nesse cenário mais otimista, o Ibovespa fechou em alta de 1,25%, reduzindo a perda na primeira semana do ano para 4,58%. O índice futuro, negociado na BM&F, subiu 1,64%, para 16.740 pontos.
O que mais o mercado temia eram os números sobre o mercado de trabalho norte-americano, ao final, bem recebidos (leia ao lado).
Depois de um início bastante conturbado, a primeira semana de 2000 termina de forma tranquila para o mercado de câmbio. O dólar encerrou esta sexta-feira em baixa de 0,71%, cotado a R$ 1,8290. No front interno, as previsões feitas hoje pela Fipe para a inflação deste ano foram muito bem recebidas pelo mercado de câmbio. (Marcia Pinheiro, Mario Rocha e Denise Ramiro)