Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Guilherme Reis, já é possível identificar, no comportamento do consumidor, uma redução do medo pelo endividamento. Nos meses de maio e junho, quando começou a crise de energia e o governo anunciou o racionamento, os consumidores se retraíram, provocando a mais forte queda nas vendas no varejo do Plano Real.

Ele acredita que a melhora do cenário econômico nas últimas semanas pode contribuir para um aumento das vendas no comércio durante o período de Natal. Este impulso nas vendas, segundo o secretário, poderá ser determinante no comportamento da economia no próximo ano. ''Tudo indica que o comércio se preparou para um Natal fraco, mas já há sinais positivos na atividade'', afirmou Reis. Na sua avaliação, a percepção do mercado de que o cenário mudou é sustentada pelo recuo do dólar e dos juros futuros, assim como no superávit comercial entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões.
O secretário disse que, se o cenário de vendas mais altas no fim de ano se confirmar, o primeiro trimestre de 2002 poderá ser caracterizado por uma forte reposição de estoques pelo comércio. ''Isso faria a roda da produção girar'', afirmou. (Agência Estado)

mockup