Brasília - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que há sinais de forte recuperação na economia e que haverá este ano um crescimento de 5% nos investimentos "ou mais". No ano passado, a taxa recuou 4%. "O crescimento está vindo", afirmou ontem após cerimônia de lançamento do programa do governo federal Inova Empresa, em Brasília.
Dentre os indicadores positivos de melhora da economia, Coutinho destacou a recuperação da formação bruta de capital fixo, que mede a expansão futura da capacidade produtiva do país. O indicador avançou após cinco trimestres de queda.
Ele citou ainda o aumento de 50% nas consultas feitas ao banco neste primeiro trimestre e crescimento de 60% nos "enquadramentos" para concessão de crédito.
"Nós temos dados agora do primeiro trimestre mostrando uma forte recuperação dos investimentos. A nossa demanda de consultas está crescendo 50%, o nosso enquadramento de projetos crescendo cerca de 60%, um crescimento muito forte e indicando uma recuperação dos investimentos."
Durante o lançamento do Plano Inova Empresa, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a necessidade de ampliar os investimentos em infraestrutura.
"Nós temos que investir muito mais", disse Dilma, acrescentando que as concessões na área de logística e energia são apenas uma parte do que o País precisa.

mockup