A empresa BMW tem planos de vender este ano no Brasil 5,5 mil veículos, entre carros de passeio, utilitários e motocicletas. Essas vendas estarão distribuídas em 3 mil veículos da marca BMW, 2 mil da marca Land Rover e 500 motocicletas. No ano passado foram vendidos 3,2 mil veículos BMW, 809 Land Rover e cerca de 400 motocicletas no mercado brasileiro.
O forte crescimento no segmento dos veículos Land Rover acontece porque a empresa obteve redução da tarifa de importação desta marca por conta da nova planta que fabricará a linha de jeep Defender, a partir de novembro deste ano, em São Bernardo do Campo (SP). Esta planta da BMW terá capacidade de produzir 10 mil unidades do Defender por ano na fábrica da Karmann-Ghia do Brasil, que fechou contrato de terceirização da produção com a empresa.
A produção, no entanto, será de apenas 3 mil veículos por ano, porque não há demanda para o seu potencial, no momento. Ajustes poderão ser feitos rapidamente, sem novos investimentos, no caso de um crescimento das vendas regionais, explica André Carioba, gerente internacional da BMW.
A BMW fez o investimento em máquinas e equipamentos e somente vai pagar a Karmam-Ghia por unidade produzida. O índice de nacionalização nesses carros será de 60%. E o preço final para o consumidor ficará entre 10% e 15% mais barato que o importado.
Segundo Carioba, não é possível reduzir o preço além disso, porque o custo de produção dos componentes no Brasil será mais alto, por falta de escala. Segundo ele, a demanda no Brasil se concentra nos carros populares, e por isso a BMW não tem planos de instalar uma montadora de sua marca no País.
Carioba disse também que a BMW tem planos de ampliar o número de concessionárias desta marca e da Land Rover no Brasil. Sem adiantar as metas de investimento, ele disse que hoje as duas marcas têm 25 concessionárias no País, distribuídas nas principais capitais. Os planos são de inauguração mais concessionárias em outras capitais e também no interior dos estados, especialmente São Paulo.
Quanto à fábrica Tritec de motores em Curitiba, joint-venture da BMW com a Chrysler, ele diz que a nova planta estará iniciando sua produção em meados do ano 2000, mas que sua capacidade total, de 400 mil motores por ano, somente será atingida entre 2002 e 2003. A Tritec receberá investimentos da ordem de US$ 500 milhões.

mockup