Cascavel – O Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás (Sindioestegas) quer acabar com as irregularidades existentes no setor em Cascavel. O sindicato iniciou esta semana uma vistoria nos quase mil pontos de vendas de gás de cozinha existentes no município. O trabalho vem sendo feito em conjunto com a prefeitura e Corpo de Bombeiros, visando corrigir as irregularidades presentes.
De acordo com o presidente do sindicato, Nilto Leandro Moraes, o setor tem 14 empresas revendedoras e mais 900 pontos de vendas, entre mercearias, postos de combustíveis, bares e lanchonetes. Ele ressalta que cerca de 90% estão em situação irregular perante a Lei Federal 8.176/91, que dispõe sobre o correto armazenamento do produto. Mas são os pontos clandestinos, principalmente em residências, os que mais preocupam o sindicato.
Moraes informou que as irregularidades verificadas vão desde falta de gaiolas para armazenar botijões até depósitos do produto dentro de casas, sobretudo nos bairros da periferia. Para Moraes, a situação é um risco à segurança da população. Em dois dias de vistoria, o sindicato notificou 25 pontos de vendas de gás irregulares.
As notificações estão sendo encaminhadas à prefeitura, responsável pela liberação da licença de alvará, e Corpo de Bombeiros, que fiscaliza as normas de segurança. A partir da autuação, as pessoas têm 30 dias para regularizar seus estabelecimentos. Caso isso não ocorra e a pessoa continue vendendo gás, ela poderá ter seu estabelecimento fechado e responder por crimes contra a ordem econômica.

mockup