A Black Friday, que já se tornou uma das datas comerciais mais esperadas pelos consumidores brasileiros, será oficialmente celebrada pelo varejo na próxima sexta-feira (27), mas as ofertas já estão nas vitrines das lojas físicas e no site das lojas virtuais desde o início de novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Black Friday será o melhor dia do ano para comércio, diz Acil
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Diante deste ano atípico em que a população tenta voltar ao ritmo de suas vidas ainda à espera da vacina da Covid-19, e que muitos negócios migraram para o ambiente digital, o e-commerce sai ainda mais fortalecido.

Segundo pesquisa do Google, realizada pela consultoria Provokers, 40% dos consumidores afirmam que vão comprar exclusivamente pela internet na data – um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2019.

Depois de desempenhos ruins no Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais, todos atropelados pela pandemia, a Black Friday deve ser a primeira data comemorativa pós Covid-19 em que o varejo apresentará crescimento real, segundo projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A alta de 1,8% (já descontada a inflação) será impulsionada principalmente pelo comércio online, avalia a entidade. A confederação estima um avanço real de 61,4% no volume de vendas feitas exclusivamente por canais digitais em comparação com a Black Friday do ano passado. Nas lojas físicas, o avanço no volume de vendas deverá de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A CNC projeta faturamento total de R$ 3,74 bilhões, aumento nominal de 6% em relação ao ano ano passado. Em 2019, entraram R$ 3,53 bilhões no caixa das lojas que participaram da ação de liquidações.

Cerca de 75% dos micro e pequenos empresários esperam que a Black Friday possa salvar o faturamento do ano, segundo levantamento feito com 1.500 participantes pela startup Vhsys com a Stone, plataforma de pagamento e gestão.

Em Londrina, as lojas estão com ofertas em alusão à Black Friday desde o início do mês e os lojistas estão otimistas com a temporada de vendas. “Eles estão bem animados, já vêm vendendo um pouco mais porque tem lojistas que já fazem Black Friday o mês todo, então a venda vem potencializando”, disse o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes.

Nesta Black Friday, o comércio de rua de Londrina funciona em horário especial, das 9 horas às 20 horas na próxima sexta (27). No sábado (28), as lojas funcionam das 9 horas às 18 horas.

Para Moraes, a sexta-feira (27) será o melhor dia do ano para o comércio londrinense, que está contando que na data muitos consumidores já terão recebido a primeira parcela do décimo terceiro e terão em mãos o auxílio emergencial. “Individualmente, será o melhor dia do ano. A gente sabe que o mercado online aumentou por causa da pandemia, mas o mercado físico vem apostando fortemente nesse dia de sexta. A expectativa é muito grande, já estamos vendo um ‘esquenta’ para o Natal. Se a Black Friday for bem, o Natal vai ser forte também.”

Por outro lado, o presidente da Acil pondera que os descontos não serão tão agressivos como no ano passado. Devido à pandemia do coronavírus, o estoque de produtos das indústrias está abaixo do ideal, dificultando a negociação de preços mediante a compra de grandes volumes de mercadorias pelos lojistas. Também impacta nos preços a alta do dólar. “Mas mesmo assim vamos ter algumas ofertas”, afirma Moraes. (com Folhapress)