Para discutir os avanços da biotecnologia na indústria cafeeira será realizado em Londrina, entre 24 e 28 de maio próximo, o ‘‘3º Seminário Internacional sobre Biotecnologia na Agroindústria Cafeeira’’. O evento é uma promoção do Iapar, do Institut de Recherches et Développement - IRD/Orstom (França) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E tem o apoio das seguintes instituições: Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Cirad (França), Seab, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e União Européia (projeto Biopulca) e empresas envolvidas no agronegócio café.
O conteúdo da programação científica é de alto nível. Trabalhos serão expostos e discutidos dentro de cinco linhas temáticas: 1) Melhoramento genético, 2) Qualidade do Produto, 3) Controle biológico de pragas, 4) Valorização de subprodutos da agroindústria, 5) Tratamento de resíduos industriais.
Haverá oito conferências, 16 palestras técnicas e cinco mesas-redondas sobre temas específicos com 12 minipalestras e mais de 80 trabalhos científicos em formato de pôsteres. O número de inscrições é limitado.
O coordenador do evento, engenheiro agrônomo Tumoru Sera, do Iapar, está prevendo a presença de 500 pessoas, incluindo missões técnicas dos seguintes países: Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Senegal, Índia, Nicarágua, Guatemala, México, Costa Rica e Nova Caledônia. Tumoru considerou importante o nível dos trabalhos e as inovações que apresentam, do interesse de toda a cadeia produtiva do café: do agricultor ao consumidor, passando por todo o processo do plantio à industrialização. Os trabalhos indicam as novas tendências tecnológicas da cultura e novas linhas de pesquisa como fermentação industrial para novos produtos e para produção de biopesticidas, clonagem a partir das folhas e semente sintética, cafés transgênicos resistentes a insetos e herbicidas, e cafés especiais e orgânicos.
Nunca o debate foi tão importante como nesta fase de mudanças. Qualidade, estabilidade de produção, redução de custos são desafios constantes do setor cafeeiro. Estes fatores, somados à crescente globalização de mercados, estão impondo mudanças de postura dos agentes que atuam no agronegócio café. Isto está claramente demonstrado pelo atual redirecionamento de estratégias agroindustriais causado pelo impacto dos recentes avanços da biotecnologia.
O 3º Seminário Internacional sobre Biotecnologia na Agroindústria Cafeeira (3º Sibac) será realizado no Recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga. Informações telefone 055-043-376-2326 e 376-2000 E-mail: [email protected]ário CésarQualidade do caféTumoru Sera, coordenador do Seminário: novidades tecnológicasOswaldo Petrin

mockup