Muitas pessoas que foram até a agência tinham horário marcado, mas não foram atendidas
Muitas pessoas que foram até a agência tinham horário marcado, mas não foram atendidas | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Após a suspensão das atividades por seis meses, em razão da pandemia de coronavírus, cerca de 600 agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) - de um total de 1.600 - reabriram nesta segunda-feira (14) para atendimento em todo o País. Em Londrina, a unidade que retornou foi a localizada no jardim Shangri-lá, zona oeste. No interior do espaço, o movimento era tranquilo e o motivo estava na entrada.

Dezenas de segurados que foram em busca de perícia não conseguiram passar pela avaliação e tiveram que voltar para casa. Eles foram informados de que não havia peritos e que este tipo de serviço só seria encontrado a partir de terça-feira (15). Afastado do trabalho desde 2017, quando sofreu um acidente de trânsito, o gari Luiz Carlos Soriani está há mais de três meses sem conseguir receber o benefício.

Ele tinha horário marcado em abril, entretanto, a agência estava fechada. Quando o Governo Federal anunciou a retomada, conseguiu agenda para esta segunda, mas não obteve o suporte que pretendia. “Agora vai ter data só para daqui 30 dias. Minhas irmãs têm me ajudado com comida. Ficamos ‘amarrados’ com isso. É revoltante, porque não avisaram sobre a falta de médicos”, desabafou Soriani, que há três anos aguarda para fazer uma cirurgia de ligamento no joelho pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O caso da trabalhadora Alice Soares é parecido. A cozinheira contava com agendamento em abril. Sem conseguir passar pela perícia médica, na época, teve o benefício pelo afastamento do trabalho cortado. Desde então é a filha que tem mantido a casa. “No site eles dão um telefone, só que ligamos e não atendem. É horrível. Pago aluguel, estou afastada há cinco anos do serviço pelo rompimento de tendões do ombro. Estou tendo que pagar exames por conta própria”, lamentou.

‘FALTA INFORMAÇÃO’

Beneficiários também reclamaram da dificuldade para conseguir marcar um horário para atendimento pelos telefones divulgados, site ou aplicativo. “O telefone dá que não existe”, garantiu Manoel Carlos de Oliveira. O auxiliar administrativo deu entrada no ano passado na aposentadoria, entretanto, a autorização depende de verificação de um profissional do INSS, por ser deficiente físico. “Falta informação”, afirmou. A agência situada na rua João Cândido permanece fechada.

AGENDAMENTO

A reportagem tentou contato com o gerente executivo do instituto em Londrina, Reinaldo Soares, no entanto, não conseguiu. Também procurou a assessoria de imprensa do órgão, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. A FOLHA apurou que o sindicato da categoria reivindicou medidas para garantir a segurança dos peritos em meio à pandemia e que a nova verificação das salas onde são feitos os atendimentos, que já tinham recebido intervenções, não foi feita até a manhã de segunda-feira.

O INSS só está atendendo com agendamento e serviços que obrigatoriamente precisam da presença da pessoa. Aposentadoria, pensão e salário-maternidade seguem remotamente.