Bar Brahma pode ser nacional
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de julho de 2001
De Curitiba 
A Ambev empresa que reúne as gigantes marcas Brahma e Antárctica começa a estudar a proposta de criar uma rede nacional de bares com a marca Bar Brahma. A idéia foi apresentada ontem à imprensa pelo empresário João Guilherme Leprevost, que é responsável pela instalação e funcionamento do primeiro bar do País que foi instalado dentro de uma fábrica de cerveja comercial. A empresa acaba de conquistar o certificado de qualidade ISO 9002, um título ainda inédito neste setor.
O projeto de Leprevost é se tornar administrador de uma rede nacional de bares com a marca Brahma. O segundo bar da rede já está em estudo e deverá ser implantado em Londrina ou em Florianópolis (SC). As negociações para dar andamento à proposta estão sendo feitas entre Leprevost e Ambev.
O Bar Brahma tem pouco mais de dois anos em Curitiba. Ele foi inaugurado em abril de 1999 e hoje emprega 23 funcionários. Segundo Leprevost, o faturamento bruto da empresa foi de R$ 900 mil no ano passado. O reinvestimento no negócio é de 10% em média.
O processo parar obter a certificação ISO 9002 começou há uma ano e três meses com o programa Cliente Espião. A cada três meses, 60 consultores frequentam o bar como se fossem clientes e avaliam todos os detalhes, desde atendimento na portaria, segurança, higiene, tempo de espera, apresentação dos pratos, entre outros. Na primeira avaliação, o resultado indicou que seria necessário fazer uma série de cursos de aperfeiçoamento.
O Bar Brahma funciona de segunda a sábado, a partir das 17 horas. A capacidade é para 160 pessoas sentadas, mas seu movimento médio é de 300 pessoas por noite. Nas sextas-feiras o movimento chega a 600.


