No último dia de funcionamento dos bancos em 2011, a calma e tranquilidade no atendimento prevaleceram em Londrina. Em diversas agências visitadas pela FOLHA no Centro da cidade, o que se viu foram clientes e bancários já em clima de Réveillon. Como ocorre em todos os anos, os bancos entram em recesso sempre no dia 30 de dezembro para balanços internos, voltando a funcionar normalmente na próxima segunda-feira, dia 2.
Na agência da Caixa Econômica Federal próxima à Catedral - uma das mais movimentadas de todo o Centro - o movimento de ontem estava bem abaixo da média. De acordo com a gerência, o atendimento estava intenso na semana passada, no período antes do Natal, quando as transações para compras de carro e casas, por exemplo, estavam elevadas.
Já no Itaú, que possui três agências no Calçadão, o público também não ficou acima do esperado. Na nova agência do Banco do Brasil da Avenida Rio de Janeiro, a gerência aguardava um público maior no dia pré-recesso. No Banco do Brasil do Calçadão, os clientes estavam dentro do previsto, inclusive nos caixas eletrônicos.
A estudante Eloisa Barros, que estava quitando algumas contas em diferentes agências, se surpreendeu com a calma nos bancos. ''Vim para pagar alguns boletos e achei os bancos bem tranquilos. Resolvi vir hoje (ontem) para não entrar 2012 com contas para pagar'', brincou ela. O lavrador Gideon Rodrigues também pagou algumas continhas de fim de ano sem enfrentar tumultos e as filas rotineiras de outras ocasiões. ''Seria ótimo se todos os dias fossem assim'', disse.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota explicando que as contas que ''vencem em 30 de dezembro poderiam ser pagas antecipadamente, ou no dia 02 de janeiro, sem encargos. Já as contas que vencem em 31 dezembro e 1º de janeiro de 2012 também poderão ser pagas no dia 02''. Pagamentos dos tributos com vencimento hoje deveriam ter sido antecipados para evitar juros por atraso.