Agência Estado
De São Paulo
A partir de hoje, todas as agências dos bancos autorizados pela Secretaria da Receita Federal passam a aceitar a entrega em disquete da declaração do Imposto de Renda 2000. Isso significa que todos os canais de recepção – Internet, telefone, correio, instituições financeiras e unidades da Receita – estão em funcionamento em todo o País. Até a semana passada, por exemplo, apenas o Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal e o Banespa, além das unidades da Receita, acolhiam as declarações em disquete. O Programa IRPF 2000 está disponível desde o começo do mês na Internet.
Com a ampla disponibilidade dos meios de apresentação, o contribuinte deve apressar-se para fazer a entrega e evitar filas e tumultos dos últimos dias. Além disso, para quem está interessado em receber a restituição em 15 de junho a Receita informa que o primeiro lote de devolução deverá ser fechado quando o número de declarações entregues chegar a 1,5 milhão.
Até quinta-feira, a Receita havia recebido cerca de 1 milhão de declarações só por meio do Programa IRPF 2000, na Internet. Um número, segundo a secretaria, 89% superior ao de igual período do ano passado. As entregas pelo formulário on-line, que começaram a funcionar apenas na semana passada, somaram 8,5 mil declarações.
Mesmo para quem apurou imposto a pagar, a entrega da declaração antes do fim do mês é mais vantajosa. Se o problema é a falta de dinheiro para recolher o tributo, não se preocupe, pois, mesmo que faça a entrega agora, o prazo para o pagamento do imposto, sem multa, é dia 28.
Restituição – Um benefício para o contribuinte que tem direito à restituição é a opção de ter o crédito do valor direto em sua conta, seja poupança, conta corrente, seja conta investimento (fundos de investimento). Mas lembre-se de que o declarante deve ser obrigatoriamente o titular da conta.
No caso da conta investimento, é preciso levar em consideração que cada instituição adota um critério diferente para aceitar os depósitos. De qualquer forma, será mais vantajoso optar pela conta corrente ou poupança, porque o resgate da conta investimento é feito quase sempre por meio de transferência via DOC. Assim, o dinheiro passará pela conta corrente. Somente será interessante esse tipo de transação se o contribuinte pretende deixar o dinheiro aplicado.
Para ter o depósito automático, o contribuinte deve anotar na declaração seus dados bancários, como o número da conta, agência e banco. Preste atenção, no entanto, à lista de instituições financeiras que poderão fazer o crédito da restituição.
Antecipação – Quem apurou imposto a restituir e precisa do dinheiro agora pode aproveitar as linhas de crédito oferecidas por algumas instituições. No BB, o serviço está disponível para todos os clientes especiais ou que recebem salário na instituição. O interessado pode solicitar empréstimo de até 70% do valor da restituição. O juro é de 3,2% ao mês.
No Banespa, o cliente pode receber crédito de até 80% do valor da restituições, com juro de 3,7% ao mês. Entre os outros bancos que oferecem o serviço estão a Caixa Econômica Federal, Bandeirantes, Mercantil Finasa e Bilbao Vizcaya.