Bancos brasileiros atuam como oligopólios
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de junho de 2003
João Caminoto<br>Agência Estado 
Londres - Um estudo elaborado pela economista Agnès Belaisch, do Departamento Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu que os bancos brasileiros atuam como oligopólios e que isso é uma das principais razões para os elevados custos de financiamento e outros serviços para os seus clientes.
Quando os bancos atuam como monopólios ou oligopólios locais, incentivos para melhorar a eficiência são fracos e os spreads elevados, desestimulando volumes de empréstimos maiores, disse Agnès.
O estudo conclui que ainda vai demorar alguns anos para que as reformas em curso aumentem a competitividade no setor bancário brasileiro. Segundo a economista, os bancos brasileiros são lucrativos mas menos eficientes do que instituições localizadas em outros países da América Latina e, particularmente, nos Estados Unidos, Japão e União Européia.
Os custos operacionais representam uma grande proporção dos ganhos e os bancos brasileiros intermediam depósitos e investimentos na mesma proporção do PIB do que em outros bancos na América Latina, embora sejam muito maiores, além de sólidos, lucrativos e bem capitalizados.
Agnès disse que o tradicional papel do sistema financeiro como intermediário de recursos, coletando depósitos para conceder créditos, não ocorre no Brasil. Os bancos são significativos participantes dos mercados de capitais como fonte de negócios. O recente aumento da participação estrangeira não alterou substancialmente esse modus operandi do sistema bancário.
A economista observou que podem existir várias razões para explicar porque a profundidade e eficiência da intermediação bancária no Brasil fica aquém de outros países. Um motivo inquestionável é que o risco de crédito no País tem se mantido elevado durante décadas de tentativas de reformas e reestruturações.
A economista ressaltou, no entanto, que a ineficiência dos bancos também é causada pelo fator de o setor não ser completamente competitivo. Segundo ela, seu estudo mostra que os bancos brasileiros atuam como oligopólios.
A competição é fundamental, segundo ela, pois assegura que os custos sejam minimizados e os recursos alocados com eficácia, promovendo eficiência e distribuindo os benefícios do sistema financeiro com o resto da economia.


