Banco Central prevê expansão moderada
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Kelly Oliveira<br>Agência Brasil 
O Banco Central (BC) reduziu a projeção para a expansão do saldo das operações de crédito neste ano, com menor participação dos bancos privados nacionais e aumento dos estrangeiros. A estimativa anterior de crescimento do estoque de crédito de todo o sistema financeiro era 13% e foi ajustada para 12%.
O crédito dos bancos públicos deve crescer 17%, a mesma estimativa anterior. No ano passado, a alta ficou em 22,6%. Já os bancos privados nacionais devem apresentar expansão do crédito de 6%, ante 6,6% em 2013. Os bancos privados estrangeiros devem registrar crescimento de 9%, contra 8% previstos em março pelo BC.
Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, os ajustes na projeção foram feitos com base nos "dados observados até o momento". Maciel acrescentou que a moderação no crédito é uma tendência de longo prazo. Ele lembrou que em 2010 a expansão do crédito ficou em cerca de 21%, caiu para 19%, no ano seguinte, 16%, em 2012 e 14,7%, em 2013. Em 12 meses encerrados em maio, a expansão está em 12,7%.
"O que se espera, quando há elevação da taxa de juros, é moderação no crédito", disse. Ele acrescentou que, apesar disso, o crédito continua a contribuir para o desenvolvimento do País de forma sustentável.


