Bancários fazem denúncia contra o HSBC na DRT
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de junho de 2001
Luciana PomboDe Curitiba 
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana protocolou ontem, na Delegacia Regional do Trabalho, um pedido de investigação contra o HSBC. A denúncia é que o banco estaria cometendo arbitrariedades com candidatos a funcionários. Eles seriam investigados para saber se impetraram ações trabalhistas contra empresas privadas que trabalharam anteriormente. Isso é uma arbitrariedade. A pessoa tem que ter o direito de exigir que uma empresa ou banco pague aquilo que deve, defendeu José Daniel Farias, presidente do sindicato.
A entidade lembra ainda dos funcionários sindicalizados que teriam sido grampeados pelo departamento de investigação do HSBC. Não é apenas uma questão de grampo, mas uma devassa que os dirigentes sofreram em suas vidas pessoais. Um atentado contra a liberdade sindical, analisou.
A Delegacia Regional do Trabalho deverá abrir um processo administrativo para investigar as denúncias apresentadas contra o HSBC. Um documento com um parecer de um escritório jurídico para a direção do banco foi anexado ao pedido dos sindicalistas. O parecer dava orientação sobre a possibilidade de levantar ações judiciais impetradas por supostos funcionários. Não é efetivamente uma prova. Mas pode ser um indício. Vamos saber no decorrer das investigações, argumentou.
Na sexta-feira, o sindicato irá fazer uma solicitação ao Ministério Público do Trabalho para que acompanhe as investigações no Paraná. A assessoria de imprensa do HSBC negou a prática de qualquer tipo de consulta de reclamatórias trabalhistas feitas por candidatos a funcionários. Para ser admitido, o banco faria apenas a consulta de antecedentes criminais.


