Bancários abrem campanha salarial
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de agosto de 2001
Célia Guerra<BR>De Londrina 
Palhaços e artistas usando perna-de-pau marcaram ontem, em Londrina, no Calçadão (centro da cidade) o lançamento da campanha salarial dos bancários. A festa, segundo o diretor financeiro do sindicato da categoria, Geraldo Fausto dos Santos, o ''Ceará'', foi organizada ''para mostrar o desrespeito cometido pelos bancos com a sociedade e assim, tê-la como parceira nas negociações.''
A campanha foi lançada simultaneamente em todo o País e tem como eixo principal o pedido reajuste de 21,12% para os funcionários de bancos privados. Nos bancos estatais os índices são diferenciados, para o Banco do Brasil a reivindicação chega a 64,93% e para a Caixa Econômica Federal, 71,64%.
O setor bancário, como afirma o sindicalista, é hoje o de maior lucratividade no País. Mesmo assim, o setor ''sobrecarrega os usuários com inúmeras taxas cobrada pelos serviços''. O sindicalista lembrou ainda o número de demissões ocorridas no setor nos últimos dez anos. ''Foram mais de 400 mil funcionários demitidos'', disse. No Paraná, o Banestado respondeu por boa parte. De acordo com o sindicato, desde a sua privatização em outubro do ano passado, o banco dispensou cerca de 5 mil funcionários.
A mobilização dos bancários teve o apoio dos funcionários do INSS, que estão em greve desde a semana passada, e distribuíam panfletos no Calçadão. À tarde, os bancários repetiram o protesto em frente ao Hotel Sumatra, onde o presidente da Caixa Econômica Federal, Emílio Carazzai, fazia palestra.


