Bachelet é favorável à formação de Alca 'básica'
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de março de 2006
France Presse 
Buenos Aires O governo do Chile é a favor da formação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca) ''básica'', porque ingressar como membro pleno do Mercosul o faria retroceder, afirmou a presidente Michelle Bachelet em entrevista publicada ontem pelo jornal argentino La Nación. ''Não podemos recuar nas reformas; temos reformas (econômicas) sobre as quais ser membro pleno do Mercosul nos faria retroceder. Por isso, é que somos favoráveis à Alca'', disse a chefe de Estado, consultada se durante sua gestão o Chile ingressará como membro pleno do bloco regional.
Segundo ela, se requer ''uma Alca básica, na qual as condições mínimas de todos os países sejam equivalentes, para depois avançar. Um Alca assim permitiria que todos os países se incorporassem''.
O Chile é um dos países associados ao Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, aos quais se juntará a Venezuela, em processo de integração como sócio pleno.
Na semana passada, Bachelet visitou Buenos Aires e Montevidéu, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu em 11 de março. A chefe de Estado advertiu sobre a necessidade de se buscar ''fórmulas'' para solucionar o problema da falta de fornecimento de gás que não só afeta o Chile, mas também o Uruguai.
Nesse sentido, é ''extremamente interessante o projeto de anel energético'' que inclui a construção de um gasoduto da Venezuela à Argentina, afirmou. O Chile importa da Argentina a totalidade do gás natural que consome.


