Avilcutor perdeu mais de cinco mil frangos prontos para o abate
No caso da soja, a precipitação da madrugada de ontem não atrapalhou pontualmente a produção, mas a sequência de chuvas dos últimos meses preocupa alguns produtores da região, que já estimam quebras na safra. Marcelo Ferreira Perez arrendou por volta de 230 alqueires de terra na região de Tamarana. Ele explica que algumas áreas estão entrando na fase de floração e, com as chuvas insistentes, a planta pode acabar abortando esse processo. "Outro problema sério é que se a chuva não der uma trégua, não conseguimos entrar com a máquina na lavoura para passar os defensivos, principalmente contra a ferrugem".
Pelos cálculos do produtor, que na safra 2014/15 produziu em torno de 140 sacas de soja por alqueire, a quebra será de pelo menos 20%. "Estou prevendo uma produtividade de 110 sacas por alqueire. Não é um valor interessante, pois como arrendamos a terra, será possível apenas cobrir os custos. É preciso parar de chover urgentemente".
Em Tamarana, a forte chuva também causou enorme prejuízo ao avicultor Ilton Perez. Ele conta que a água invadiu o local, matando entre 5 e 10 mil frangos. Perez relata ainda que a enxurrada estragou equipamentos, como caixas dágua e bombas. "Ainda é difícil estimar o número de animais mortos. As aves já estavam prontas para o abate, com média de três quilos cada. O prejuízo pode atingir o valor de R$ 100 mil, se concretizar a perda total das aves", finaliza. (V.L.)





