Avicultores dos três estados do Sul do País se uniram e formaram um grupo para discutir com o governo federal políticas públicas que incentivem o cultivo do milho. Como o grão é o principal insumo para o setor, os criadores de frango estão preocupados se a produção do cereal será suficiente para abastecer o mercado interno, principalmente com as expectativas de crescimento do setor avícola nacional.
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Produtores Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, só a garantia de bom preço para o milho vai incentivar os produtores a plantarem uma área maior com o grão, o que acabaria com a crise do setor. ''Para isso é necessário que o governo federal amplie o crédito para o plantio de milho, estabeleça preço mínimo para o grão e crie o Proagro para a safrinha'', diz.
Martins diz que é importante que o governo federal desenvolva mecanismos que garantam um preço de segurança para o cereal na proporção de duas sacas de milho para uma de soja. ''Queremos evitar que falte milho para o mercado interno, o que pode inviabilizar investimentos por parte das empresas, comprometendo as metas de crescimento do setor'', explica.
No País, a União Brasileira de Avicultura (UBA) estima que a produção este ano supere em 8% a do ano passado. No Paraná, no entanto, este crescimento deve ser ainda maior, de 12%, segundo o Sindiavipar. ''Entretanto, para que estas metas sejam alcançadas precisamos contar com apoio do governo federal no sentido de garantir as matérias-primas para o setor'', afirma Martins.
A mobilização dos produtores avícolas foi iniciada na semana passada, em encontro realizado em Curitiba que contou com representantes dos três Estados do Sul. O movimento vem sendo monitorado pelo governo federal com atenção, uma vez que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são responsáveis por 75% da produção avícola do País.

mockup