Aumenta o fluxo de embarque em Paranaguá
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de março de 2013
Gabriela Mello<br>Agência Estado 
São Paulo - O tempo mais seco de ontem melhorou o fluxo de escoamento no Porto de Paranaguá e já reflete nos prêmios de exportação. O porto tem capacidade para carregar, diariamente, cerca de 80 mil toneladas de granéis sólidos, mas nos últimos dias conseguia embarcar apenas de 10 mil a 20 mil toneladas por causa das chuvas intensas, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Embora ainda esteja negativo, o prêmio de exportação, que no início da semana era de US$ 0,25 por bushel por causa dos embarques atrasados, caiu para US$ 0,18 por bushel em Paranaguá, afirma o corretor Adriano Alves, da WA Corretora, de Maringá. Mas o corretor Valdinei Chaves, da Focus, de Primavera do Leste (MT), considera que seria preciso pelo menos dez dias sem chuvas para "desafogar a situação" no porto.
A Appa calcula que cerca de 60 mil toneladas tenham sido embarcadas na última quinta-feira. O volume é menor que a média estipulada para um dia ensolarado porque os três navios que estavam no corredor de exportação do porto já estavam parcialmente abastecidos e, depois de terem a carga concluída, foram liberados.
A quantidade de grãos movimentada ontem deve ser maior com a atracação de três novas embarcações, uma de milho e duas de soja, com capacidade para 160 mil toneladas, prevê a administração. As operações tendem a se concentrar na soja nas próximas semanas, uma vez que está prevista a chegada de apenas mais três navios de milho, acrescentou a Appa, em referência ao espaço que o cereal tomou da oleaginosa no início deste ano.
No acumulado de março até ontem, o porto embarcou 265 mil toneladas de soja, 162,7 mil toneladas de farelo de soja e 177,6 mil toneladas de milho. Entre 1.º de janeiro a 21 de março de 2013, foram escoadas 2,63 milhões de toneladas, incluindo o trigo. No primeiro trimestre de 2012, o volume embarcado foi de 3,6 milhões de toneladas. Para 2013, a Appa espera uma movimentação de 19,8 milhões de toneladas em Paranaguá, o que representa um aumento de 17% ante os 16,9 milhões de toneladas embarcadas em 2012.



