O número de consumidores que conseguiram pagar suas dívidas e saíram do cadastro negativo cresceu 2% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o indicador do SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).

Imagem ilustrativa da imagem Aumenta base de consumidores com capacidade de tomar crédito em Londrina
| Foto: iStock

No acumulado do ano, o índice é ainda maior: 10% consumidores a mais limparam o nome e voltaram ao cadastro positivo nos nove meses de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Por outro lado, os consumidores que deixaram de pagar alguma conta e entraram no cadastro negativo em setembro caiu 4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, o menor percentual de consumidores negativados, aliado ao crescimento daqueles que conseguiram limpar o nome, fez com que a base de clientes com capacidade para tomar crédito aumentasse neste mês de setembro.

"Com a recuperação dos postos de trabalho, tanto nos indicadores de emprego formal como de emprego informal, este número deve continuar a trazer resultados positivos em termos de aumento da base de clientes com potencial de crédito, o que é animador para todo o comércio varejista de nossa cidade, no momento em que se aproximam as datas comemorativas mais importantes do ano", destaca Rambalducci.