O Conselho Comunitário da Região Leste de Londrina está confiante na extinção da taxa básica do serviço telefônico fixo. Há pouco mais de um mês, o órgão colocou em circulação um abaixo-assinado contra a cobrança que atualmente é de R$ 31,11 na tabela da Sercomtel. ''Pretendemos arrecadar 50 mil assinaturas no Estado e um milhão em todo País'', adiantou Jurandir Rosa, membro da entidade.
Segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a taxa básica é fruto de uma portaria criada em 1997 pelo ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta. A informação repassada diretamente ao Senado foi comemorada pelos organizadores do abaixo-assinado que acreditavam na sustentabilidade de uma lei. ''As assinaturas servirão agora para respaldar a vontade popular. Nossa ação é uma resposta ao Presidente da República que prometeu governar para o povo. Agora, só depende deles'', disse Rosa.
No momento, o Conselho acumula cerca de 15 mil assinaturas que devem se multiplicar com o apoio de várias cidades da região e outros Estados. O objetivo da liderança comunitária é entregar o abaixo-assinado pessoalmente ao ministro das Telecomunicações, Miro Teixeira, até a primeira quinzena de novembro. Para isso, eles contam com a ajuda de representantes políticos da Assembléia Estadua e Câmara Federal.
No dia 11 de outubro, a Câmara de Vereadores de Londrina realizará uma audiência para discutir o assunto e apresentar publicamente sua moção de apoio à campanha. Um dos argumentos de Rosa para justificar a iniciativa é a geração de empregos que o barateamento das contas proporcionará. ''Sem a taxa mais pessoas poderão adquirir linhas, falarão mais ao telefone e, consequentemente, as empresas precisarão de mais funcionários'', explicou.
Atualmente, a banca de coleta está no Terminal Urbano de Londrina e para aderir ao abaixo-assinado basta apresentar um documento de identidade. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone: (43) 9995-2779 com o próprio Jurandir Rosa.

mockup